Análise da abordagem matemática do tema queda dos corpos nos principais livros de física elementar utilizados nas licenciaturas em física no brasil

Autores

  • Amanda Resende Piassi IFMG campus Ponte Nova
  • Samuel de Oliveira IFMG
  • Daniel Alves de Souza

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i3.27495

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Transposição didática. Queda dos corpos.

Resumo

A formação básica dos professores é uma preocupação recorrente na sociedade mundial e brasileira. Busca-se que o processo de formação inicial de docentes forneça aos estudantes conteúdo específico e técnicas pedagógicas necessárias para exercer a docência com maestria, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico e social. Entre os diversos aspectos que preocupam os especialistas, estão os livros utilizados nos cursos de Licenciatura. Muitas das vezes, são utilizadas simplificações demasiadas ou abordagens tradicionalistas que dificultam o desenvolvimento de um ensino significativo e consequentemente de uma aprendizagem completa. Nesse contexto, o presente trabalho se propõe a investigar a maneira que os principais livros elementares utilizados nos cursos de Licenciatura em Física têm abordado o conteúdo sobre Queda de corpos. Investigou-se a abordagem e transposição didática realizadas em 10 livros didáticos escolhidos a partir do projeto pedagógico das principais Instituições Federais. Os dados da pesquisa revelaram que apesar de 100% dos livros discorrerem sobre o tema, apenas 80% fazem a utilização da matemática como apoio; esse número cai para 30% quando se trata de descrições mais detalhadas das forças resistivas. Observou-se, ainda, uma preocupante tendência à simplificação matemática, apenas 20% dos livros analisados desenvolveu a equação diferencial para a velocidade terminal do objeto em queda para baixas velocidades. Outro resultado importante é que nenhum dos livros analisados desenvolveu a equação necessária para encontrar a velocidade terminal do objeto a altas velocidades. Em aspectos didáticos, observou-se que boa parte dos livros trata o tema de maneira tradicionalista, não levando em conta outras teorias de aprendizagem importantes. Resultados como esses servem de alerta para os professores atuantes nos cursos de Licenciatura em Física e também em outras áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. J. B. M. Formação inicial e contínua de professores de Física: o conhecimento pedagógico dos conteúdos e os processos de sala de aula. Revista do Professor de Física. Brasília, v. 2, n. 3, p. 109-121, 2018.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BORGES, O. Formação inicial de professores de Física: Formar mais! Formar melhor! Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.2, p. 135-142, 2006.

COSTA, S.; MOREIRA, M. A. A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, n. 3, p. 263-277, 2001.

FEYNMAN, Richard P. Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman!: as excêntricas aventuras de um físico. 1.ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 35-46, 2014.

LAJOLO, M. P. Livro didático: um (quase) manual didático. Em aberto. Brasília, p. 3-7. 1996.

MELO, M. G. A.; NEVES, M. C. D.; DA SILVA, S. C. R. Um olhar sobre os resultados brasileiros no PISA 2015: possibilidades de se refletir sobre problemas do ensino de ciências e à formação inicial do professor de ciências. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 8, n. 1, p. 55-84, 2018.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: Um Conceito Subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v.1, n.3, p. 25-46, 2011.

MOREIRA, M. A. Ensino de Física no século XXI: desafios e equívocos. Revista do Professor de Física. Brasília, v. 2, n. 3, p. 80-94, 2018.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

OLIVEIRA, S. Uma releitura sobre a abordagem da Lei de Coulomb e da Lei de Gauss no Ensino de Física para os cursos de Engenharia. Revista Conexão Ciência, Formiga, v. 11, n. 2, p. 110-118, 2016.

OLIVEIRA, e. A.; IGLIORI, S. B. C. Ensino e aprendizagem de equações diferenciais: um levantamento preliminar da produção científica. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 4, n. 2, p. 1-24, 2013.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

PIASSI, Amanda Resende; OLIVEIRA, Samuel de; SOUZA, Daniel Alves de. Análise da abordagem matemática do tema queda dos corpos nos principais livros de física elementar utilizados nas licenciaturas em física no brasil. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 105–118, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i3.27495. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/27495. Acesso em: 29 mar. 2024.