Análise da abordagem matemática do tema queda dos corpos nos principais livros de física elementar utilizados nas licenciaturas em física no brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3i3.27495Palavras-chave:
Formação inicial de professores. Transposição didática. Queda dos corpos.Resumo
A formação básica dos professores é uma preocupação recorrente na sociedade mundial e brasileira. Busca-se que o processo de formação inicial de docentes forneça aos estudantes conteúdo específico e técnicas pedagógicas necessárias para exercer a docência com maestria, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico e social. Entre os diversos aspectos que preocupam os especialistas, estão os livros utilizados nos cursos de Licenciatura. Muitas das vezes, são utilizadas simplificações demasiadas ou abordagens tradicionalistas que dificultam o desenvolvimento de um ensino significativo e consequentemente de uma aprendizagem completa. Nesse contexto, o presente trabalho se propõe a investigar a maneira que os principais livros elementares utilizados nos cursos de Licenciatura em Física têm abordado o conteúdo sobre Queda de corpos. Investigou-se a abordagem e transposição didática realizadas em 10 livros didáticos escolhidos a partir do projeto pedagógico das principais Instituições Federais. Os dados da pesquisa revelaram que apesar de 100% dos livros discorrerem sobre o tema, apenas 80% fazem a utilização da matemática como apoio; esse número cai para 30% quando se trata de descrições mais detalhadas das forças resistivas. Observou-se, ainda, uma preocupante tendência à simplificação matemática, apenas 20% dos livros analisados desenvolveu a equação diferencial para a velocidade terminal do objeto em queda para baixas velocidades. Outro resultado importante é que nenhum dos livros analisados desenvolveu a equação necessária para encontrar a velocidade terminal do objeto a altas velocidades. Em aspectos didáticos, observou-se que boa parte dos livros trata o tema de maneira tradicionalista, não levando em conta outras teorias de aprendizagem importantes. Resultados como esses servem de alerta para os professores atuantes nos cursos de Licenciatura em Física e também em outras áreas.
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