EFEITOS DE APRENDIZAGEM NA ASSOCIAÇÃO DE CONCEITOS: UM ESTUDO COM ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL

Autores

  • Hyago Ribeiro Torres Felix Universidade Federal Rural do Semiárido , Departamento de Ciências Naturais, Estatística e Matemática
  • Jusciane da Costa e Silva Universidade Federal Rural do Semiárido, Departamento de Ciências Naturais, Estatística e Matemática
  • Gustavo de Oliveira Gurgel Rebouças Universidade Federal Rural do Semiárido, Departamento de Ciências Naturais, Estatística e Matemática
  • Carlos Alberto dos Santos Universidade Federal Rural do SemiáridoCentro de Ciências Exatas e Naturais
  • Geovani Ferreira Barbosa UFERSA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.52562

Palavras-chave:

teste de associação de palavras. TANC. escalonamento multidimensional. acústica. Arduino.

Resumo

Apresenta-se neste trabalho um estudo para investigar efeitos de aprendizagem na associação de conceitos científicos. No experimento, alunos do ensino médio trabalharam com organizadores prévios, conforme proposição de Ausubel, e com uma placa Arduino para a execução de músicas por eles programadas. Testes de Associação Numérica de Conceitos (TANC), aplicados antes e depois da intervenção didática não convencional, foram analisados com o programa de escalonamento multidimensional ALSCAL, disponível no pacote de estatística SPSS. Os resultados sugerem fortemente que o TANC é sensível às alterações da estrutura cognitiva dos alunos, e que o ALSCAL é capaz de extrair informações estruturais dos testes.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

RIBEIRO TORRES FELIX, Hyago; DA COSTA E SILVA, Jusciane; DE OLIVEIRA GURGEL REBOUÇAS, Gustavo; DOS SANTOS, Carlos Alberto; FERREIRA BARBOSA, Geovani. EFEITOS DE APRENDIZAGEM NA ASSOCIAÇÃO DE CONCEITOS: UM ESTUDO COM ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 269–290, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.52562. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/52562. Acesso em: 8 nov. 2024.