FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM: UM EXPERIMENTO PEDAGÓGICO NO MNPEF-UFERSA

Autores

  • Carlos Alberto dos Santos Universidade Federal Rural do Semiárido Centro de Ciências Exatas e Naturais

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.52186

Palavras-chave:

Teorias de aprendizagem. Desenho instrucional. Ausubel. Bruner. Paulo Freire. Piaget. Vygotsky.

Resumo

Descreve-se um experimento pedagógico realizado no MNPEF-UFERSA, no âmbito da disciplina Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem. O experimento foi planejado para atender dois objetivos: (1) com base em uma extensa literatura, investigar as similaridades entre teorias de aprendizagem de cinco teóricos, entre os mais referenciados na literatura educacional, a saber: Ausubel, Bruner, Paulo Freire, Piaget e Vygotsky; (2) esboçar, a título de ilustração, um desenho instrucional para a abordagem de eletricidade no ensino médio, utilizando elementos dessas cinco teorias. O objetivo (1) foi essencialmente atingido pelos 20 alunos da disciplina, que em grupo estudaram mais de 60 artigos nacionais e estrangeiros sobre os teóricos mencionados. A partir das discussões em sala de aula o objetivo (2) foi atingido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, L. C. et al. A epistemologia genética de Piaget e o construtivismo. Rev Bras Crescimento Desenvolvimento Hum., v. 20, n. 2, p. 361–366, 2010. .

ANDRADE, F. A. L. et al. Recorrência de concepções alternativas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 3, p. e3406-12, 2018. .

AQUINO, E. M. et al. Aprendizagem Significativa. Trabalho apresentado na disciplina FTEA-MNPEF-UFERSA. Mossoró: [s.n.], 2023.

AUSUBEL, D. P. A cognitive theory of school learning. Psychology in the Schools, v. 6, n. 4, p. 217–222, 1969. DOI: 10.1002/1520-6807(196910)6:4<331::AID-PITS2310060402>3.0.CO;2-W. .

AUSUBEL, D. P. A Subsumption Theory of Meaningful Verbal Learning and Retention. The Journal of General Psychology, v. 66, n. 2, p. 213–224, 1962. .

AUSUBEL, D. P.; FITZGERALD, D. Organizer, general background, and antecedent learning variables in sequential verbal learning. Journal of Educational Psychology, v. 53, n. 6, p. 243–249, 1962. .

AUSUBEL, David P. Cognitive structure and the facilitation of meaningful verbal learning. Journal of Teacher Education, v. 14, n. 2, p. 217–222, 1963. .

AUSUBEL, David P. The use of advance organizers in the learning and retention of meaningful verbal material. Journal of Educational Psychology, v. 51, n. 5, p. 267–272, 1960. DOI: 10.1037/h0046669. .

BIDELL, T. Vygotsky, Piaget and the Dialectic of Development. Human Development, v. 31, p. 329–348, 1988. .

BLAKE, B.; POPE, T. Developmental Psychology: Incorporating Piaget’s and Vygotsky’s Theories in Classrooms. Journal of Cross-Disciplinary Perspectives in Education, v. 1, n. 1, p. 59–67, 2008. .

BRUNER, J. Jean Piaget, una valoración de su vida y su obra. Infancia y Aprendizaje, v. 4, n. 2, p. 251–256, 1981a. .

BRUNER, J. Vygotski: Una perspectiva histórica y conceptual. Infancia y Aprendizaje, v. 4, n. 14, p. 3–17, 1981b. .

BRUNER, J. S. A Short History of Psychological Theories of Learning. Daedalus, v. 133, n. 1, p. 13–20, 2004. .

BRUNER, J. S. Culture and Human Development: A New Look. Human Development, v. 33, p. 344–355, 1990. .

BRUNER, J. S. Education as social invention. Journal of Social Issues, v. 39, n. 4, p. 129–141, 1983. .

BRUNER, J. S. Individual and collective problems in the study of thinking. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 91, n. 1, p. 22–37, 1960a. .

BRUNER, J. S. Models of the Learner. Educational Researcher, v. 14, n. 6, p. 5–8, 1985. .

BRUNER, J. S. Needed: A theory of Instruction. Educational Leadership, v. May, p. 523–532, 1963. .

BRUNER, J. S. On learning mathematics. The Mathematics Teacher, v. 53, n. 8, p. 610–619, 1960b. .

BRUNER, J. S. The act of discovery. Harvard Ed. Rev., v. 31, p. 21–32, 1961. .

BRUNER, J. S. The Growth of Mind. 1965, Anais [...] Chicago: [s.n.], 1965. p. 1007–1017.

BRUNER, J. S. Uma Nova Teoria de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1973.

BRUNER, J. S.; BRUNER, B. M. On Voluntary Action and its Hierarchical Structure. International Journal of Psychology, v. 3, n. 4, p. 239–255, 1968. .

BRUNER, J. S.; KENNEY, H. J. Representation and Mathematics Learning. Monographs of the Society for Research in Child Development, v. 30, n. 1, p. 50–59, 1965. .

BRUNER, J. S.; OLSON, D. R. Learning through experience and learning through media. Prospects, v. III, n. 1, p. 20–38, 1973. .

BRUNER, J. S.; OLVER, R. R. Development of Equivalence Transformations in Children. Monographs of the Society for Research in Child Development, v. 28, n. 2, p. 125–143, 1963. .

BRUNER, Jerome S. The course of cognitive growth. American Psychologist, v. 19, n. 1, p. 1–15, 1964. DOI: 10.1037/h0044160. .

CARAMELLO, G. W.; E, M. Z.; PIRES, M. O. C. A Perspectiva Freireana na Formação Continuada de Professores de Física. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 51–72, 2014. .

CAUDURO, P. J. Um estudo da metodologia de Robert Gagné aplicada ao ensino de biofísica. 2014. 238 f. Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

DEMETRIOU, A. The multiple faces of developmental change: toward an integration of different traditions: comments on “The nature(s) of developmental change: Piaget, Vygotsky, and the transition process” by David H. Feldman and R. Clarke Fowler. New Ideas in Psvchol., v. 15, n. 3, p. 221–225, 1997. .

DEVRIES, R. Vygotsky, Piaget, and education: a reciprocal assimilation of theories and educational practices. New Ideas in Psychology, v. 18, p. 187–213, 2000. .

DUNCAN, R. M. Piaget and Vygotsky Revisited: Dialogue or Assimilation? Developmental Review, v. 15, p. 458–472, 1995. .

FÁVERO, O. Paulo Freire: primeiros tempos. Em Aberto, v. 26, n. 90, p. 47–62, 2013. .

FELDMAN, D. H.; FOWLER, R. C. Nature(s) of developmental change: Piaget, Vygotsky, and the transition process. New Ideas in Psychol., v. 15, n. 3, p. 195–210, 1997.

FERREIRA, M.; SACERDOTE, H.; et al. Análise de temas, teorias e métodos em dissertações e produtos educacionais no MNPEF. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210322, 2021. .

FERREIRA, M.; FILHO, O. L. S.; et al. Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky: uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos. Revista de Enseñanza de la Fisica, v. 33, n. 1, p. 75–88, 2021. .

FRANCISCO-JR, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, v. 30, p. 34–41, 2008. .

FREIRE, P. Conscientização e Alfabetização: Uma nova visão do Processo. Revista de Cultura da Universidade do Recife, v. 4, p. 5–24, 1963. .

FREIRE, P. Cultural Action and Conscientization. Harvard Educational Review, v. 40, n. 3, p. 452–477, 1970a. .

FREIRE, P. The Adult Literacy Process as Cultural Action for Freedom. Harvard Educational Review, v. 40, n. 2, p. 205–225, 1970b. .

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GAGE, N. L. A Conception of Teaching. Stanford: Springer, 2009.

GAGNÉ, R. M. Characteristics of Instructional Technologists. 1969, Anais [...] Los Angeles: [s.n.], 1969. p. 7.

GARRIDO, L. S.; MEIRELLES, R. M. S. Percepção sobre meio ambiente por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental: considerações à luz de Marx e de Paulo Freire. Ciênc. Educ., v. 20, n. 3, p. 671–685, 2014. .

GASPAR, A. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE DEMONSTRAÇÕES EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SEGUNDO O REFERENCIAL DA TEORIA DE VYGOTSKY (Experimental activities of classroom demonstrations: an analysis according to Vygotsky theory). . [S.l: s.n.], 2005.

GEHLEN, S. T.; AUTH, M. A.; AULER, D. Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 1, p. 63–85, 2008. .

GEHLEN, S. T.; DELIZOICOV, D. A dimensão epistemológica da noção de problema na obra de Vygotsky: implicações no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 59–79, 2012. .

GEHLEN, S. T.; MALDANER, A.; DELIZOICOV, D. Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na Educação em Ciências. Pró-posições, v. 21, n. 1, p. 129–148, 2010. .

GIDENA, A.; GEBEYEHU, D. The effectiveness of advance organiser model on students’ academic achievement in learning work and energy. International Journal of Science Education, p. 1–17, 2017. .

GITHUA, B. N.; NYABWA, R. A. Effects of advance organiser strategy during instruction on secondary school students’ mathematics achievement in Kenya’s Nakuru district. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 6, p. 43–457, 2008. .

GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, v. 29, n. 1, p. 17–36, 2013. .

GLASER, R. Toward a behavioral science base for instructional design. . Pittsburgh: [s.n.], 1965.

GLASSMAN, M. All Things Being Equal: The Two Roads of Piaget and Vygotsky. Developmental Review, v. 14, p. 186–214, 1994. .

GLASSMAN, M. The Difference between Piaget and Vygotsky: A Response to Duncan. Developmental Review, v. 15, p. 473–482, 1995. .

GOWIN, D. B.; DYASON, D. A. Connecting the Humanities and the Sciences: An Event Epistemology for Peace. The Journal of Aesthetic Education, v. 18, n. 4, p. 87–94, 1984. .

JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas, v. 2, n. 2, p. 191–208, 2002. .

KHALIL, M. k.; ELDNIDER, I. A. Applying learning theories and instructional design models for effective instruction. Adv Physiol Educ, v. 40, p. 147–156, 2016. .

LEBOEUF, H. A.; BATISTA, I. L. O uso do “V” de Gowin na formação docente em ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 697–721, 2013. .

LIMA, F. C. B. et al. Experimentos de baixo custo para abordar concepções alternativas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 2, p. 9–33, 2019. .

LIMA, G. A. B. Mapa Conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos1. Perspect. Ciênc. Inf., v. 9, n. 2, p. 134–145, 2004. .

MINTER, R. L. The Learning Theory Jungle. Journal of College Teaching & Learning, v. 8, n. 6, p. 7–16, 2011. .

MOLENDA, M. H. History and Development of Instructional Design and Technology. Handbook of Open, Distance and Digital Education. Singapore: Springer, 2022. p. 1–18.

MORAES, V. R. P. Estratégia para o desencadeamento do processo ensino-aprendizagem. Educação & Realidade, p. 43–53, 1976. .

MOREIRA, M. A. A Teoria de Aprendizagem de David Ausubel como Sistema de Referência para a Organizaçilo de Conteúdo de Física. Revista Brasileira de Física, v. 9, n. 1, p. 275–292, 1979. .

MOREIRA, M. A. Breve introdução à Física e ao Eletromagnetismo. . Porto Alegre: [s.n.], 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v20n6_moreira.pdf.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1–13, 2017. .

MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Diagramas V. . Porto Alegre: [s.n.], 2006.

MOREIRA, M. A.; OSTERMANN, F. Teorias Construtivistas. . Porto Alegre: [s.n.], 1999. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/public/tapf/n10_moreira_ostermann.pdf.

MOREIRA, M.A.; MASSONI, N. T. Interfaces entre Teorias de Aprendizagem e Ensino de Ciências/Física. . Porto Alegre: [s.n.], 2015. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/public/tapf/tapf_v26_n6.pdf.

MOREIRA, M A. A Teoria de Aprendizagem de David Ausubel como Sistema de Referência para a Organização de Conteúdo de Física. Revista Brasileira de Física, v. 9, n. 1, p. 275–292, 1979. .

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa crítica. III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, 2010. DOI: 10.1590/S0103-863X1999000200007. .

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos. Revista Ensaio, v. 14, n. 3, p. 199–215, 2012. .

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciênc. Educ., v. 20, n. 3, p. 617–638, 2014. .

NEIL, A. S. Liberdade sem medo (Summerhill). São Paulo: Ibrasa, 1963.

NOGUEIRA, C. F. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 2, p. 273–291, 2001. .

NOVAK, J. D. Concept maps and Vee diagrams: two metacognitive tools to facilitate meaningful learning. Instructional Science, v. 19, p. 29–52, 1990. .

NOVAK, J. D. Learning Theory Applied to the Biology Classroom. The American Biology Teacher, v. 42, n. 5, p. 280–285, 1980. .

NOVAK, Joseph D. Meaningful Learning: The Essential Factor for Conceptual Change in Limited or Inappropriate Propositional Hierarchies Leading to Empowerment of Learners. Science Education, 2002. DOI: 10.1002/sce.10032. .

NOVAK, Joseph D. The reception learning paradigm. Journal of Research in Science Teaching, v. 16, n. 6, p. 481–488, 1979. .

NOVAK, Joseph D. A View on the Current Status of Ausubel’s Assimilation Theory of Learning A View on the Current Status of Ausubel’s Assimilation Theory of Learning. 1993, Anais [...] Ithaca: Misconceptions Trust, 1993. p. 1–25.

OLIVEIRA, A. H. C. et al. As contribuições de Paulo Freire e suas influências em consonância e divergências com outros educadores. Trabalho apresentado na disciplina FTEA-MNPEF-UFERSA. Mossoró: [s.n.], 2023.

P. MARQUES, L.; P. P. OLIVEIRA, S. PAULO FREIRE E VYGOTSKY: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO. 2005, Anais [...] Recife: Instituto Paulo Freire, 2005. p. 1–11.

PÁDUA, G. L. D. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, v. 2, p. 22–35, 2009. .

PEREIRA, A. B. et al. Teoria de Ensino de Bruner e o Ensino de Ciências. Trabalho apresentado na disciplina FTEA-MNPEF-UFERSA. Mossoró: [s.n.], 2023.

PETRONI, A. P.; SOUZA, V. L. T. Vigotski e Paulo Freire: contribuições para a autonomia do professor. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 27, p. 351–361, 2009. .

PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971.

PIAGET, J. Development and Learning. Journal of Research in Science Teaching, v. 2, p. 176–186, 1964. .

QUEIROZ, M. N. A. Uma proposta didática para o ensino de geradores de energia elétrica: subsídios ao CBC mineiro. 2011. 60 f. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2011.

RIFFERT, F. AN INTRODUCTION TO WHITEHEAD’S NEW VIEW OF LEARNING AND ITS RELATION TO TRADITIONAL LEARNING THEORIES. Balkan Journal of Philosophy, v. 10, n. 2, p. 73–88, 2018. .

SANTANA, M. F. Aprendizagem significativa em David Ausubel e Paulo Freire: regularidades e dispersões. 2013. 83 f. Universidade Federal da Paraíba, 2013.

SCANDURA, J. M. Teaching—Technology or Theory. American Educational Research Journal, v. 3, n. 2, p. 139–146, 1966. .

SEMMAR, Y.; AL-THANI1, T. Piagetian and Vygotskian Approaches to Cognitive Development in the Kindergarten Classroom. Journal of Educational and Developmental Psychology, v. 5, n. 2, p. 1–7, 2015. .

SHAYER, M. Not just Piaget; not just Vygotsky, and certainly not Vygotsky as alternative to Piaget. Learning and Instruction, v. 13, p. 465–485, 2003. .

SHIHUSA, H.; KERARO, F. N. Using Advance Organizers to Enhance Students’ Motivation in Learning Biology. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, v. 5, n. 4, p. 413–420, 2009. .

SILVA, A. A. et al. Piaget e Vygotsky: suas teorias e aplicações no desenvolvimento e na aprendizagem. Trabalho apresentado na disciplina FTEA-MNPEF-UFERSA. Mossoró: [s.n.], 2023.

SOUZA, S. J.; KRAMER, S. O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais. Caderno Pesquisa, v. 77, p. 69–80, 1991. .

TENNYSON, R. D. Historical Reflection on Learning Theories and Instructional Design. CONTEMPORARY EDUCATIONAL TECHNOLOGY, v. 1, n. 1, p. 1–16, 2010. .

TENNYSON, R. D.; RASCH, M. Linking cognitive learning theory to instructional prescriptions. Instructional Science, v. 17, p. 369–385, 1988. .

VALADARES, J. A teoria da aprendizagem significativa como teoria construtivista. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 1, p. 36–57, 2011. .

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e Criatividade na Infância. Ensaio de Psicologia. Lisboa: DinaLivro, 2012.

WILDMAN, T. M.; BURTON, J. K. Integrating Learning Theory with Instructional Design. JOURNAL OF INSTRUCTIONAL DEVELOPMENT, v. 4, n. 3, p. 5–14, 1981. .

WILLERMAN, M.; MACHARG, R. A. The Concept Map as an Advance Organizer. Journal of Research in Science Teaching, v. 28, n. 8, p. 705–711, 1991. .

WILLIAMS, K. A.; MAREK, E. A. Ausubel and Piaget: A Contemporary Investigation. . [S.l: s.n.], 2000.

WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. THE ROLE OF TUTORING IN PROBLEM SOLVING. J. Child Psychol. Psychiat., v. 17, p. 89–100, 1976. .

ZUBER-SKERRITT, O.; KNIGHT, N. Problem definition and thesis writing Workshops for the postgraduate student. Higher Education, v. 15, p. 89–103, 1986.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

DOS SANTOS, Carlos Alberto. FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM: UM EXPERIMENTO PEDAGÓGICO NO MNPEF-UFERSA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 209–234, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.52186. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/52186. Acesso em: 1 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)