FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM: UM EXPERIMENTO PEDAGÓGICO NO MNPEF-UFERSA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.52186Palavras-chave:
Teorias de aprendizagem. Desenho instrucional. Ausubel. Bruner. Paulo Freire. Piaget. Vygotsky.Resumo
Descreve-se um experimento pedagógico realizado no MNPEF-UFERSA, no âmbito da disciplina Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem. O experimento foi planejado para atender dois objetivos: (1) com base em uma extensa literatura, investigar as similaridades entre teorias de aprendizagem de cinco teóricos, entre os mais referenciados na literatura educacional, a saber: Ausubel, Bruner, Paulo Freire, Piaget e Vygotsky; (2) esboçar, a título de ilustração, um desenho instrucional para a abordagem de eletricidade no ensino médio, utilizando elementos dessas cinco teorias. O objetivo (1) foi essencialmente atingido pelos 20 alunos da disciplina, que em grupo estudaram mais de 60 artigos nacionais e estrangeiros sobre os teóricos mencionados. A partir das discussões em sala de aula o objetivo (2) foi atingido.
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