FLUTUA OU AFUNDA? PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.47529Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Proposta didática. Atividades práticas.Resumo
Neste trabalho apresentamos uma sequência de atividades sobre flutuabilidade desenvolvida durante uma oficina realizada para professores polivalentes do quinto ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de Sobral, Ceará. A oficina fez parte de uma série de encontros que tiveram como objetivo preparar os professores para desenvolverem e implementarem sequências didáticas a partir do currículo IDEIA de Ciências, construído com base em progressões de grandes ideias e de práticas de ciências e engenharia. Neste artigo, compartilhamos uma sequência de atividades envolvendo as expectativas de desempenho do 5° ano sobre densidade dos corpos, do subeixo "Matéria e Energia - estrutura e propriedades da matéria", com o objetivo de tornar acessível aos educadores a transposição da visão de ensino de ciências proposta no currículo para a sala de aula.
Downloads
Referências
ABIB, Maria Lucia Vital dos Santos. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. In: CARVALHO, Ana Maria Pessoa. (Ed.). Cengage Learning, São Paulo, 2014.
COHEN, Elizabeth e LOTAN, Rachel. American Educational Research Journal, v.32, p.99, 1995.
COHEN, Elizabeth e LOTAN, Rachel. Working for equity in heterogeneous classrooms: Sociological theory in practice. New York: Teachers College Press, 1997, v.1, p.85.
COHEN, Elizabeth e LOTAN, Rachel. Planejando o Trabalho em Grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. 3. ed. Penso, Porto Alegre, 2017. p.40,82,87,89.
CURRÍCULO IDEIA DE CIÊNCIAS. 2020. Disponível em: https://www.curriculoideia.org/. Acesso em: 1 de agosto de 2022.
FREIRE, Paulo. In: SASSERON, Lucia Helena e MACHADO, Vitor Fabricio. (Eds.). Alfabetização Científica na prática: inovando a forma de ensinar física. 1a. ed. Editora Livraria da Física, São Paulo, 2017.
GARDNER, Howard. Multiple Intelligences. New Horizon, New York, 2006. v.18, p.119.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, Maria Pilar e CRUJEIRAS, Beatriz. Epistemic Practices and Scientific Practices in Science Education. Science Education, v.31, 2017.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. A Framework for K-12 Science Education: Practices, Crosscutting Concepts, and Core Ideas. The National Academies Press, Washington, 2012. https://doi.org/10.17226/13165.
OSBORNE, Jonathan. Teaching Scientific Practices: Meeting the Challenge of Change. J Sci Teacher Educ, 2014. https://doi.org/10.1007/s10972-014-9384-1.
PROJECT ZERO. Causal Patterns in Density: Lessons to Infuse into Density Units to Enable Deeper Understanding. Harvard Graduate School of Education, Cambridge, Massachusetts, 2005.
SASSERON, Lucia Helena e MACHADO, Vitor Fabricio. Alfabetização Científica na prática: inovando a forma de ensinar física. 1a. ed. Editora Livraria da Física, São Paulo, 2017.
SMITH, Carol, SNIR, Joseph, e GROSSLIGHT, Lorraine. Cognition and Instruction, v.9(3), p.221, 1992.
VYGOTSKY, Lev. In: CLAPP, E., ROSS, J., RYAN, J. e TISHMAN, S. (Eds.). Maker-Centered Learning: empowering young people to shape their worlds. Jossey-Bass, São Francisco, 2017.
WINDSCHITL, Mark, THOMPSON, Jessica. e BRAATEN, Melissa. Ambitious Science Teaching. Education Press, Harvard Cambridge Massachusetts, 2021. v.6, p.173.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).