FLUTUA OU AFUNDA? PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mariana Lederman Edelstein TLTL, Teachers College, Columbia University
  • Claudia Peria TLTL, Teachers College, Columbia University
  • Paola Saloma Ricci TLTL, Teachers College, Columbia University
  • Cassia Fernandez TLTL, Teachers College, Columbia University
  • Tatiana Hochgreb-Haegele TLTL, Teachers College, Columbia University

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.47529

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Proposta didática. Atividades práticas.

Resumo

 

Neste trabalho apresentamos uma sequência de atividades sobre flutuabilidade desenvolvida durante uma oficina realizada para professores polivalentes do quinto ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de Sobral, Ceará. A oficina fez parte de uma série de encontros que tiveram como objetivo preparar os professores para desenvolverem e implementarem sequências didáticas a partir do currículo IDEIA de Ciências, construído com base em progressões de grandes ideias e de práticas de ciências e engenharia. Neste artigo, compartilhamos uma sequência de atividades envolvendo as expectativas de desempenho do 5° ano sobre densidade dos corpos, do subeixo "Matéria e Energia - estrutura e propriedades da matéria", com o objetivo de tornar acessível aos educadores a transposição da visão de ensino de ciências proposta no currículo para a sala de aula.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

LEDERMAN EDELSTEIN, Mariana; PERIA, Claudia; SALOMA RICCI, Paola; FERNANDEZ, Cassia; HOCHGREB-HAEGELE, Tatiana. FLUTUA OU AFUNDA? PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 101–118, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i2.47529. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/47529. Acesso em: 2 jul. 2024.