Strengthening Pedagogical Content Knowledge Of Preservice Physics Teachers: 3 Cases On Electric Circuits

Autores

  • Nicolás Velasco Facultad de Matemática, Astronomía y Física (FaMAF), Universidad Nacional de Córdoba (UNC)
  • Laura Buteler Instituto de Física Enrique Gaviola, FAMAF - CONICET (IFEG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46024

Palavras-chave:

Pedagogical Content Knowledge. Preservice Teacher. Electric Circuit.

Resumo

Este trabalho é parte de uma tese de doutorado cujo objetivo é permitir que futuros professores possam construir ou fortalecer (pelo menos parte de) um Conhecimento de Conteúdo Didático (CCD) em espaços curriculares de física. Para tanto, um curso de eletromagnetismo foi reconstruído com base em resultados de pesquisas em educação científica que promovem o envolvimento disciplinar produtivo dos alunos. Este trabalho de pesquisa caracteriza o CCD sobre circuitos elétricos de dois estudantes de treinamento de professores que tomaram o curso Fenômenos Eletromagnéticos didaticamente reconstruídos. Ao mesmo tempo, também caracterizamos o CCD de outro estudante que tomou o mesmo assunto, mas antes de ser reconstruído didaticamente. Para a caracterização dos CCD, foi solicitado a cada um dos alunos dos três alunos envolvidos neste estudo que elaborasse uma sequência de atividades de duas aulas sobre circuitos elétricos e cada componente do CCD foi analisado com base em uma rubrica projetada para este fim. A análise mostra que os CCD correspondem aos professores estagiários, embora haja diferenças entre eles. Os alunos que cursaram o curso Fenômenos Eletromagnéticos reconstruídos didaticamente, têm um CCD mais desenvolvido nos circuitos elétricos em comparação com aqueles que cursaram a mesma disciplina mas com uma abordagem didática tradicional.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

VELASCO, Nicolás; BUTELER, Laura. Strengthening Pedagogical Content Knowledge Of Preservice Physics Teachers: 3 Cases On Electric Circuits. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 618–627, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46024. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022