A BICICLETA E A FÍSICA: APLICANDO OS CONCEITOS DE MOVIMENTO CIRCULAR, ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46021Palavras-chave:
Ensino de Física. Aprendizagem Baseada em Equipes. Movimento Circular. Física da Bicicleta.Resumo
Este artigo é um recorte do trabalho realizado no desenvolvimento e aplicação do produto educacional realizado junto ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF, na Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus - BA. O objetivo foi analisar como a aplicação da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Equipes, pode colaborar na busca de uma aprendizagem significativa sob a perspectiva das teorias de Ausubel e Novak, e assim promover e contribuir com uma aprendizagem melhor e mais colaborativa entre alunos do Ensino Médio, com o tema “A bicicleta e a Física, aplicando os conceitos de movimento circular”. A pesquisa se justifica tendo em vista as mudanças observadas nos perfis dos estudantes de hoje em relação à educação tradicional ainda presente em nossas escolas. Esta metodologia foi desenvolvida na década de 1970, por Larry Michaelsen e favorece a interação social dos estudantes tendo como foco melhorar a aprendizagem de conteúdos de forma colaborativa e em equipes, permitindo a reflexão do estudante sobre seu processo de aprendizagem. A sequência didática consiste na aplicação da metodologia em todas suas fases, na aplicação de experimentos com o uso da bicicleta e em atividades propostas para o preparo prévio, dentro da perspectiva de promoção da interação teórico-prática. Com a utilização da sequência didática, observou-se que o interesse pelo conteúdo foi estimulado, proporcionando assim, uma aprendizagem potencialmente significativa, uma melhor interação entre pares, e uma maior responsabilidade em relação ao próprio processo de ensino aprendizagem.
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