SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS E ANÁLISE DE VÍDEO PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46018Palavras-chave:
Aprendizagem. Tecnologia. Educação. Experimentos.Resumo
Neste artigo, abordando o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme da Cinemática, com a finalidade de elaboração, implementação e avaliação de uma sequência didática utilizando o software Tracker para o ensino de conceitos da Física, pautadas na aprendizagem significativa através do uso de metodologia ativa. O trabalho se concentra na atividade experimental, voltada aos alunos do ensino médio e tem como objetivo que os alunos aprendam os conteúdos de Física de forma significativa. A sugestão da prática experimental através da análise de vídeo pode ser uma alternativa à prática pedagógica tradicional, sendo aplicada para aproximar os estudantes dos conteúdos e promover a interação entre alunos e professores na construção do conhecimento. Fundamenta-se nos conceitos da teoria da aprendizagem de David Paul Ausubel, na qual ele descreve a importância do conhecimento prévio na estrutura cognitiva do aluno, para que sejam capazes de relacioná-los com novos conhecimentos. Procuramos identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos discutidos através de questionários elaborados na plataforma do Kahoot, e explorar a possibilidade de resolução do problema através de roteiros baseados na metodologia conhecida como POE, onde o aluno tem que prever, observar e explicar o que eles observam na atividade experimental. Os resultados desta pesquisa apontam que a utilização do Tracker em experimentos de cinemática despertou o interesse do aluno e facilitou a compreensão de analisar os gráficos produzido e que a maioria dos alunos, compartilhariam o uso do Tracker com seu professor ou demais colegas em seus estudos de Física.
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