SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS E ANÁLISE DE VÍDEO PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME

Autores

  • Priscilla Paci Araujo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF-Polo 40)
  • Mario Laelio Alves Silva Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF-Polo 40)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46018

Palavras-chave:

Aprendizagem. Tecnologia. Educação. Experimentos.

Resumo

Neste artigo, abordando o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme da Cinemática, com a finalidade de elaboração, implementação e avaliação de uma sequência didática utilizando o software Tracker para o ensino de conceitos da Física, pautadas na aprendizagem significativa através do uso de metodologia ativa. O trabalho se concentra na atividade experimental, voltada aos alunos do ensino médio e tem como objetivo que os alunos aprendam os conteúdos de Física de forma significativa. A sugestão da prática experimental através da análise de vídeo pode ser uma alternativa à prática pedagógica tradicional, sendo aplicada para aproximar os estudantes dos conteúdos e promover a interação entre alunos e professores na construção do conhecimento. Fundamenta-se nos conceitos da teoria da aprendizagem de David Paul Ausubel, na qual ele descreve a importância do conhecimento prévio na estrutura cognitiva do aluno, para que sejam capazes de relacioná-los com novos conhecimentos. Procuramos identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos discutidos através de questionários elaborados na plataforma do Kahoot, e explorar a possibilidade de resolução do problema através de roteiros baseados na metodologia conhecida como POE, onde o aluno tem que prever, observar e explicar o que eles observam na atividade experimental. Os resultados desta pesquisa apontam que a utilização do Tracker em experimentos de cinemática despertou o interesse do aluno e facilitou a compreensão de analisar os gráficos produzido e que a maioria dos alunos, compartilhariam o uso do Tracker com seu professor ou demais colegas em seus estudos de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C. A. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2009. 692 p. ISBN 978-85-7014-048-7.

AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro, interamericana, 1980. Tradução para português, de Eva Nick et.al., da segunda edição de Educational psychology: a cognitive view.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 1999. 195 p. ISBN 85-12-32140-7.

MILL, D. Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2021. 43 p. ISBN 978-65-86891-57-7.

CRISPIM, V. L. L. Aprendizagem Significativa na Educação Superior: Análise de Dissertações E Teses Brasileiras (2001 A 2014). Orientador: Antônio Serafim Pereira. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2018. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6408/1/Vera%20Lucia%20Leal%20Crispim.pdf. Acesso em: 6 jun. 2021.

AMORIM, C. O que são Metodologias Ativas? Um guia com tudo que você precisa saber. Blog Jovens Gênios, 6 mar. 2020. Disponível em: https://blog.jovensgenios.com/metodologias-ativas/. Acesso em: 6 jun. 2021.

SCHWAHN, M. C. A.; DA SILVA, J.; MARTINS, T. L. C. A abordagem POE (Predizer, Observar E Explicar): Uma Estratégia Didática na Formação Inicial de Professores de Química. Canoas Rio Grande do Sul, 2015.

White, R. T., & Gunstone, R. F. Probing Understanding. Great Britain: Falmer Press, 1992.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

PACI ARAUJO, Priscilla; ALVES SILVA, Mario Laelio. SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS E ANÁLISE DE VÍDEO PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 554–562, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46018. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022