ENSINO DE ACÚSTICA UTILIZANDO SINTETIZADOR ANALÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46006Palavras-chave:
Ensino de Física. Ilhas Interdisciplinares de Racionalidades. Representações Sociais. Redes Semânticas.Resumo
No presente trabalho, apresentamos a construção de um sintetizador analógico produtor de sons com características variáveis e apresentamos também resultados preliminares de um levantamento de Representações Sociais a respeito do Timbre do som mediante Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e construção de uma Rede Semântica de Similaridades. A presente pesquisa é etapa preliminar de construção de uma sequência didática para ensino de acústica que comporá o material instrucional de um mestrado em ensino de Física. A proposta de ensino é ancorada nas Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade e inclui ações específicas dos alunos em seu desenvolvimento, apontando uso de especialidades e especialistas, conforme sugerido por seus proponentes.
Downloads
Referências
ABRIC, J. A abordagem estrutural das representações sociais. Goiânia: AB, 1998.
COUTINHO, M. P. L.; DO BÚ, Emerson. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux-mots (version 5.2). Revista Campo do Saber, v. 3, n. 1, 2017.
FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de Ciências?(Crisis in science teaching?). Investigações em ensino de ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.
CRUSOÉ, N. M. C. A teoria das representações sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Aprender-Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 2, 2004.
ABRIC, J.-C. Central system, peripheral system: their functions and roles in the dynamics of social representations. Papers on social representations, v. 2, p. 75–78, 1993.
ALLEN, B. Circuit Bodging: Atari Punk Console. Maxwell: Periodiek der Electrotechnische Vereeniging, 13 (1), 2009, 2009.
ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 3, 2004.
BEZERRA, J. DE S.; PEREIRA, R. N.; FIGUEIREDO, G. DE A. Um Bom Café: do bule ao paladar! Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, n. Esp, 2017.
CSARDI, G.; NEPUSZ, T. The igraph software package for complex network research. InterJournal, complex systems, v. 1695, n. 5, p. 1–9, 2006.
DI GIACOMO, J.-P. Aspects méthodologiques de l’analyse des représentations sociales. Cahiers de Psychologie Cognitive/Current Psychology of Cognition, 1981.
FOUREZ, G. A construção das ciências. [s.l.] Unesp, 1995.
MARTINAZZO, C. A. et al. Arduino: Uma tecnologia no ensino de física. Revista Perspectiva, v. 38, n. 143, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).