ENSINO DE ACÚSTICA UTILIZANDO SINTETIZADOR ANALÓGICO

Autores

  • Thaís Ricardo Borges PPGEnFis/UFES
  • Ernani Vassoler Rodrigues MNPEF/Polo 12

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46006

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ilhas Interdisciplinares de Racionalidades. Representações Sociais. Redes Semânticas.

Resumo

No presente trabalho, apresentamos a construção de um sintetizador analógico produtor de sons com características variáveis e apresentamos também resultados preliminares de um levantamento de Representações Sociais a respeito do Timbre do som mediante Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e construção de uma Rede Semântica de Similaridades. A presente pesquisa é etapa preliminar de construção de uma sequência didática para ensino de acústica que comporá o material instrucional de um mestrado em ensino de Física. A proposta de ensino é ancorada nas Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade e inclui ações específicas dos alunos em seu desenvolvimento, apontando uso de especialidades e especialistas, conforme sugerido por seus proponentes.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

BORGES, Thaís Ricardo; VASSOLER RODRIGUES, Ernani. ENSINO DE ACÚSTICA UTILIZANDO SINTETIZADOR ANALÓGICO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 450–457, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46006. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46006. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022