UMA PROPOSTA COM ARDUINO PARA INVESTIGAR A DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA DA LUZ

Autores

  • Leonardo Pereira Monteiro Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Wesley Menelli Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU/ES)
  • Carlos Augusto Cardoso Passos Universidade Federal do Espírito Santo (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46005

Palavras-chave:

Física Moderna. Dualidade onda-partícula. Ensino de Física. Arduino.

Resumo

Neste trabalho investigamos as concepções de alunos da 3a série do Ensino Médio sobre a natureza da Luz. Para acessar o entendimento destes alunos sobre luz, aplicamos questionário dissertativo onde os alunos tiveram 55 minutos para descrever sobre o assunto. O resultado mostrou que os alunos apresentaram respostas diversificadas, mas com concepções similares. Entretanto, nós identificamos que 98% dos sujeitos investigados apresentam modelos primitivos acerca da natureza da luz. Para intervir neste resultado, aplicamos uma sequência didática ancorada na abordagem investigativa a partir da metodologia de laboratório aberto a fim de modificar as concepções dos alunos sobre luz. Nós construímos um conjunto de experimentos didáticos de baixo custo como uma prática educacional. Para esta finalidade, nós utilizamos a plataforma Arduino para o controle e interfaceamento com o computador. E, investigamos como as práticas experimentais promoveram a mudança de conceitos de dualidade onda-partícula da luz com mesmo questionário. Nossos resultados mostraram que os alunos passaram a explicar a natureza da luz usando ou um modelo eletromagnético corpuscular ou um modelo eletromagnético dual, mas nenhum estudante usou o modelo primitivo. Podemos concluir que a metodologia utilizada neste trabalho contribuiu positivamente para o processo de aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

PEREIRA MONTEIRO, Leonardo; MENELLI, Wesley; CARDOSO PASSOS, Carlos Augusto. UMA PROPOSTA COM ARDUINO PARA INVESTIGAR A DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA DA LUZ. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 439–449, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46005. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46005. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022