UMA PROPOSTA COM ARDUINO PARA INVESTIGAR A DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA DA LUZ

Autores

  • Leonardo Pereira Monteiro Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Wesley Menelli Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU/ES)
  • Carlos Augusto Cardoso Passos Universidade Federal do Espírito Santo (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46005

Palavras-chave:

Física Moderna. Dualidade onda-partícula. Ensino de Física. Arduino.

Resumo

Neste trabalho investigamos as concepções de alunos da 3a série do Ensino Médio sobre a natureza da Luz. Para acessar o entendimento destes alunos sobre luz, aplicamos questionário dissertativo onde os alunos tiveram 55 minutos para descrever sobre o assunto. O resultado mostrou que os alunos apresentaram respostas diversificadas, mas com concepções similares. Entretanto, nós identificamos que 98% dos sujeitos investigados apresentam modelos primitivos acerca da natureza da luz. Para intervir neste resultado, aplicamos uma sequência didática ancorada na abordagem investigativa a partir da metodologia de laboratório aberto a fim de modificar as concepções dos alunos sobre luz. Nós construímos um conjunto de experimentos didáticos de baixo custo como uma prática educacional. Para esta finalidade, nós utilizamos a plataforma Arduino para o controle e interfaceamento com o computador. E, investigamos como as práticas experimentais promoveram a mudança de conceitos de dualidade onda-partícula da luz com mesmo questionário. Nossos resultados mostraram que os alunos passaram a explicar a natureza da luz usando ou um modelo eletromagnético corpuscular ou um modelo eletromagnético dual, mas nenhum estudante usou o modelo primitivo. Podemos concluir que a metodologia utilizada neste trabalho contribuiu positivamente para o processo de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMBRÓZIO, R. Uma Intervenção Educacional com Enfoque no Ensino por Investigação: Abordando as Temáticas Termodinâmica e Óptica. 2014. 88f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

ANDRADES, J. C.; SCHIAPPACASSA, A.; DOS SANTOS, P. F. Desenvolvimento de um periodímetro microcontrolado para aplicações em física experimental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, 2503 (2013). https://doi.org/10.1590/S1806-11172013000200023.

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 19-33.

CARDOSO, H. C.; PILON, J.; OLIVEIRA, H. L.; OLIVEIRA JÚNIOR, E. T. Novas tecnologias no ensino de Física: a construção de um termômetro utilizando microcontroladores. In Anais do 4º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, 2014. http://eventoscientificos.ifsc.edu.br/index.php/sepei/sepei2014/schedConf/presentations. Acesso em 19/05/2020.

CAVALCANTE, M. A., TAVOLARO, C. R. C.E MOLISANI, E. (2011). Física com Arduíno para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 33 (4), 4503-1 – 4503-9.

COELHO, G. R. O entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz em um currículo recursivo. Caderno Brasileiro Ensino de Física. V. 27, n. 1: p. 63-87, (2010). https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n1p63.

LAUDARES, F. A. L.; CRUZ, F. A. O.; CRUZ, T. G. da; BIGANSOLLI, A. R. Instrumentação para Ensino de Física da UFRuralRJ: experiências docentes para a introdução tecnológica. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria. Vol. 7, Nº 1, 51-58 (2014). http://refiedu.webs.uvigo.es/num_es.htm.

METZGER, J. P.; RAABE, A. L.A.; SANTANA, A. L. M.; GOMES, E. B.; SOUZA, F. T. DE; RAMOS, G. L.; CUCCO, L. A.; VIEIRA, M. F. V. Características do Pensamento Computacional Desenvolvidas em Aprendizes do Ensino Médio por meio de Atividades Makers. In XXIII Workshop de Informática na Escola, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/16250. Acesso em 25/12/222.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. 2. Ed. Ampl. São Paulo: UPU, 2011.

MOURÃO, O. Uso da Plataforma Arduino como uma Ferramenta Motivacional para a Aprendizagem de Física. 2018. 221f. Dissertação de Mestrado. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UVA/IFCE.

OLIVEIRA, I. N.; RAMOS, J. A. P.; SILVA, W. L.; CHAVES, V. D.; MELO, C. A. O. de. Estudo das propriedades do Diodo Emissor de Luz (LED) para a determinação da constante de Planck numa maquete automatizada com o auxílio da plataforma Arduíno. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 42, e20190105 (2020). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0105.

SILVEIRA, S., GIRARDI, M. Desenvolvimento de um kit experimental com Arduino para o ensino de Física Moderna no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 39, nº 4, e4502 (2017). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0287.

SOLINO, A. P.; FERRAZ, A. T.; SASSERON, L.H. Ensino por investigação como abordagem didática: desenvolvimento de práticas científicas escolares. Uberlândia/MG. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015. Uberlândia/MG. Caderno de resumos. Disponível em: https://www.cecimig.fae.ufmg.br/images/SolinoFerrazeSasseron2015.pdf. Acesso em 09/06/2020.

SOUZA, A. R. de; PAIXÃO, A. C.; UZEDA, D. D.; DIAS, M. A.; DUARTE, S.; Amorim H. S. de. A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 1702 (2011). https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000100026.

SOUZA, A. R., PAIXÃO, A. C., UZEDA, D. D., DIAS, M. A., DUARTE, S. E AMORIM, H. S. (2011). A placa Arduíno: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 33 (1), 1702-1- 1702-5.

VYGOTSKY, LEV SEMYONOVITCH. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

PEREIRA MONTEIRO, L. .; MENELLI, W. .; CARDOSO PASSOS, C. A. UMA PROPOSTA COM ARDUINO PARA INVESTIGAR A DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA DA LUZ. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 439–449, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46005. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46005. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022