ROBÓTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E INCLUSÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46004Palavras-chave:
Ensino de Física. Robótica educacional. Educação do Campo.Resumo
Este trabalho apresenta a contribuição da robótica educacional em escolas do campo, mediante a realização de oficinas que contribuíram para abordagem da física de forma lúdica, criativa e incorporada ao uso de novas tecnologias, como a plataforma Arduino. As oficinas propostas foram oferecidas a 15 alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima, no formato online, durante o primeiro semestre de 2021 e, posteriormente, de forma presencial a 15 estudantes do Ensino Médio de uma escola agrotécnica localizada na zona rural de Boa Vista-RR, no segundo semestre de 2022. Os resultados demonstraram que a implementação de atividades voltadas à robótica educacional, além de fornecer uma visão mais ampla sobre a utilização de meios tecnológicos, contribuem na difusão de novas práticas educacionais, integrando teoria, experimentação e tecnologia, além de colaborar para os alunos aprenderem mais sobre física, matemática, programação e eletrônica, contemplando o seu protagonismo e gerando benefícios no processo ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Confira o relatório final do Pisa 2018. 11.11.2020. Disponível em: www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias_1/confira-o-relatorio-final-do-pisa-2018. Acesso em 20 ago. 2022.
CORREIA, S. Inteligência Emocional e Robótica na Educação. Disponível em: http://revistaperspectiva.info/index.php?option=com_contentc&task=view&id=599Idemid=98. Acesso em: 28 ago. 2022.
MONK, S. Programação com Arduíno: começando com Sketches. São Paulo: Bookman Editora, 2017.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A.; Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
RUSK, N. et al. New pathways into robotics: Strategies for broadening participation. Journal of Science Education and Technology, v. 17, n. 1, p. 59-69, 2007.
SILVA, M. S. P.; CUNHA, A. L. M.; SANTOS, T. A. Educação básica nas escolas do campo no contexto da pandemia: ensino remoto para quem? Revista Ambiente e Educação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 417-431, maio/ago. 2021.
TORCATO, P. O Robô ajuda? Estudo do Impacto do uso de robótica educativa como estratégia de aprendizagem na disciplina de aplicações informáticas. Congresso Internacional de TIC e Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.
KENSKI, V. M. O que são tecnologias e por que elas são essenciais. In KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MCROBERTS, M. Arduíno básico. São Paulo: Novatec, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).