ROBÓTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Denise Andrade do Nascimento Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Jhionatan Cavalcante de Lima Aguiar Escola Agrotécnica da UFRR, Campus Murupu (EAGRO)
  • Gilmar Alves Silva Instituto Federal de Roraima (IFRR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46004

Palavras-chave:

Ensino de Física. Robótica educacional. Educação do Campo.

Resumo

Este trabalho apresenta a contribuição da robótica educacional em escolas do campo, mediante a realização de oficinas que contribuíram para abordagem da física de forma lúdica, criativa e incorporada ao uso de novas tecnologias, como a plataforma Arduino. As oficinas propostas foram oferecidas a 15 alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima, no formato online, durante o primeiro semestre de 2021 e, posteriormente, de forma presencial a 15 estudantes do Ensino Médio de uma escola agrotécnica localizada na zona rural de Boa Vista-RR, no segundo semestre de 2022. Os resultados demonstraram que a implementação de atividades voltadas à robótica educacional, além de fornecer uma visão mais ampla sobre a utilização de meios tecnológicos, contribuem na difusão de novas práticas educacionais, integrando teoria, experimentação e tecnologia, além de colaborar para os alunos aprenderem mais sobre física, matemática, programação e eletrônica, contemplando o seu protagonismo e gerando benefícios no processo ensino-aprendizagem.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

DO NASCIMENTO, Denise Andrade; DE LIMA AGUIAR , Jhionatan Cavalcante; ALVES SILVA, Gilmar. ROBÓTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E INCLUSÃO DIGITAL. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 429–438, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46004. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46004. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022