Ensino de Ciências: Atividade experimental de MHS no laboratório remoto da UFPA

Autores

  • Sandro Viana 1 Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física (MNPEF)/ Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Waldomiro Paschoal Jr Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física (MNPEF)/ Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) - Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45965

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ensino por investigação. Laboratório remoto.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo implementar um laboratório remoto de experimentos de Ciências e de Física no Laboratório do MNPEF da UFPA, a fim de ser um produto educacional de suporte para o ensino do objeto do conhecimento de Física, especificamente MHS. Um dos atributos dos laboratórios remotos é a presença de uma interface com a qual os discentes interagem, havendo uma preocupação na eliminação dos entraves físicos e amenizando a carência de um laboratório físico na qual proporciona aos discentes a possibilidade de executarem medidas em um laboratório real através de um microcontrolador, chamado ESP32, e a rede comunicação de dispositivos móveis, internet, potencializando o uso de laboratórios de Ciências e de Física no ensino básico e superior, ou seja, aproximando o discente do laboratório físico por meio de dispositivos com acesso a internet contribuindo para o desenvolvimento científico, a otimização do processo de ensino -aprendizagem e a inclusão social e tecnológica. Diante do exposto foi desenvolvido um protótipo de laboratório remoto em que um pêndulo é acionado remotamente por um dispositivo conectado à internet acompanhando em tempo real a execução do experimento e obtendo os resultados experimentais como se estivesse in loco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar / Antoni Zabala; tradução Ernani F. da Rosa - Porto Alegre: Artmed, 1998.

NICOLETE, P. C. Integração de tecnologia na educação: Grupo de trabalho em experimentação remota móvel (GT-MRE) um estudo de caso. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/171704/3 43054.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 08 /05/ 2021.

KAZMIERKOWSKI, M. P. Using Remote Labs in Education (Zubia, J.G. and Alves, G.R.; 2011) [Book News]. IEEE Industrial Electronics Magazine, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 67-68, mar. 2013.

SILVA, S. P. A utilização da experimentação remota na educação básica: um estudo em escolas das redes pública e privada. 2013. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

VIANA, Sandro; PASCHOAL JR , Waldomiro. Ensino de Ciências: Atividade experimental de MHS no laboratório remoto da UFPA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 299–304, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45965. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45965. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022