Ensino de Ciências: Atividade experimental de MHS no laboratório remoto da UFPA

Autores

  • Sandro Viana 1 Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física (MNPEF)/ Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Waldomiro Paschoal Jr Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física (MNPEF)/ Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) - Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45965

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ensino por investigação. Laboratório remoto.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo implementar um laboratório remoto de experimentos de Ciências e de Física no Laboratório do MNPEF da UFPA, a fim de ser um produto educacional de suporte para o ensino do objeto do conhecimento de Física, especificamente MHS. Um dos atributos dos laboratórios remotos é a presença de uma interface com a qual os discentes interagem, havendo uma preocupação na eliminação dos entraves físicos e amenizando a carência de um laboratório físico na qual proporciona aos discentes a possibilidade de executarem medidas em um laboratório real através de um microcontrolador, chamado ESP32, e a rede comunicação de dispositivos móveis, internet, potencializando o uso de laboratórios de Ciências e de Física no ensino básico e superior, ou seja, aproximando o discente do laboratório físico por meio de dispositivos com acesso a internet contribuindo para o desenvolvimento científico, a otimização do processo de ensino -aprendizagem e a inclusão social e tecnológica. Diante do exposto foi desenvolvido um protótipo de laboratório remoto em que um pêndulo é acionado remotamente por um dispositivo conectado à internet acompanhando em tempo real a execução do experimento e obtendo os resultados experimentais como se estivesse in loco.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

VIANA, Sandro; PASCHOAL JR , Waldomiro. Ensino de Ciências: Atividade experimental de MHS no laboratório remoto da UFPA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 299–304, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45965. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45965. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022