O USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE DILATAÇÃO TÉRMICA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Elder Raimundo Rodrigues Lopes Junior Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Simone da Graça de Castro Fraiha Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45963

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ensino por investigação. Musicalização.

Resumo

Apresentamos nesse trabalho uma proposta de Ensino de Física que consta de experiências, mostrando uma abordagem ativa na aprendizagem do fenômeno da Dilatação Térmica, em turmas de segundo ano do Ensino Médio, através de uma sequência de quatro atividades, que compõem uma Sequência de Ensino Investigativa, propondo ao aluno engajar-se na construção do conhecimento científico. O referencial teórico que norteia este trabalho, é a argumentação de Lev S. Vygotsky, sobre a construção do conhecimento e aprendizagem pela interação da pessoa com o meio, onde são apresentadas as características da Sequência de Ensino Investigativo (argumentação, prática científica e interação social), que trata de uma abordagem didática, onde a aprendizagem parte da ação do aluno, sendo ele não somente um observador, mas principalmente um participante das etapas do processo, que leva à construção do conhecimento, sendo o papel do professor de observador/orientador das atividades, sem fazer interferência na interação dos alunos, utilizando a musicalização em forma paródias, explicando o que foi observado nas atividades desenvolvidas, destacando o conteúdo físico trabalhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (org.), Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson, 2004.

BORGES, A. T.; RODRIGUES, B. A.; Aprendendo a planejar investigações. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, IX, 2004, Jaboticatubas. Atas IX EPEF, Minas Gerais: SBF, 2004.

CARVALHO, A. M. P. Ciências no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas). São Paulo, p. 152 - 168, 1998.

CARVALHO, A. M. P. Calor e temperatura: Um ensino por investigação. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

LEPRIQUE, K. L. P. A.; SILVA, A. H.; GOMES, L. C. Vygotsky e a argumentação: Uma possível perspectiva para o Ensino de Física. Revista Valore, Volta Redonda, V. 3, 2018, p. 608-618.

MONTEIRO, M. A.; MONTEIRO, I. C. C.; GASPAR, A. Textos de divulgação científica em sala de aula para o Ensino de Física. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas IV ENPEC, Bauru, 2003.

MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Revista Ensaio, V. 1, 2008.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. Tese. Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2008.

SASSERON, L. H.; Carvalho, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência e Educação. Bauru, 2011.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: O papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, cap. 3, p. 41-61.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, V.13, n.3, p.333-352, 2008.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M.. A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados, evidências e variáveis no estabelecimento de justificativas. Ciência & Educação, V. 20, n. 2, p. 393-410, 2014.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 7ª ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

RODRIGUES LOPES JUNIOR, Elder Raimundo; DE CASTRO FRAIHA, Simone da Graça. O USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE DILATAÇÃO TÉRMICA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 280–288, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45963. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45963. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022