O USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE DILATAÇÃO TÉRMICA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45963Palavras-chave:
Ensino de Física. Ensino por investigação. Musicalização.Resumo
Apresentamos nesse trabalho uma proposta de Ensino de Física que consta de experiências, mostrando uma abordagem ativa na aprendizagem do fenômeno da Dilatação Térmica, em turmas de segundo ano do Ensino Médio, através de uma sequência de quatro atividades, que compõem uma Sequência de Ensino Investigativa, propondo ao aluno engajar-se na construção do conhecimento científico. O referencial teórico que norteia este trabalho, é a argumentação de Lev S. Vygotsky, sobre a construção do conhecimento e aprendizagem pela interação da pessoa com o meio, onde são apresentadas as características da Sequência de Ensino Investigativo (argumentação, prática científica e interação social), que trata de uma abordagem didática, onde a aprendizagem parte da ação do aluno, sendo ele não somente um observador, mas principalmente um participante das etapas do processo, que leva à construção do conhecimento, sendo o papel do professor de observador/orientador das atividades, sem fazer interferência na interação dos alunos, utilizando a musicalização em forma paródias, explicando o que foi observado nas atividades desenvolvidas, destacando o conteúdo físico trabalhado.
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