ENSINANDO A FÍSICA DA COR DO OBJETO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DE UM PROTÓTIPO EM ARDUINO

Autores

  • Lucivaldo Silva Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rafael Moraes Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Cledson Gonçalves Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ângela Santa Brígida Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Marcela Brasil Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Simone Fraiha Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45962

Palavras-chave:

óptica. deficiente visual. inclusão. ensino. aprendizagem.

Resumo

Com a lei Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ficou comum a frequência de alunos com diversos tipos de deficiências em sala de aula e isso tem gerado a necessidade de propostas de projetos inclusivos nas escolas. Desta forma, foi feito uma parceria entre a Universidade Federal do Pará, campus Salinópolis, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Pólo 37 para desenvolver um protótipo em arduíno com o objetivo de disponibilizar aos professores de Física do Ensino Médio uma sequência didática para ensinar conceitos fundamentais de óptica das cores, de forma que atenda a todos os alunos que possuem algum tipo de dificuldade no aprendizado, em especial o aluno com deficiência visual (DV). O protótipo intitulado Vidente e Deficiente Visual Color Sensor (VDV color sensor) mostrou-se eficiente como uma solução para atender tais demandas, visto que além ajudar o discente associar os conceitos de reflexão e absorção, auxiliou ele a reconhecer as cores das paletas através dos sensores instalados no protótipo em 4 ambientes que emitiam um som específico. Neste trabalho, mostraremos que os resultados obtidos com a utilização do protótipo contribuiu positivamente no aprendizado dos alunos sem DV e, principalmente, um entendimento igualitário por parte do aluno DV além de facilitar o ensino por parte do professor, no qual na maioria das vezes não possui qualificação adequada nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, D. L. de. O que é (e como faz) sequência didática? Entre palavras, v. 3, n. 1, p. 322-334, 2013. Disponível em: < http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/148/181>. Acesso em: 21 de novembro de 2022.

ARAÚJO, I. S. de. et al. Ensino de física para deficientes visuais: a importância do uso de experimentos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturais, v.1, n.1, p. 78-86 ,2015. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/489>. Acesso em: 21 de novembro de 2022.

CAMARGO, Éder Pires. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. 1ª ed. São Paulo: UNESP Editora, 2012. Disponível em:< https://static.scielo.org/scielobooks/zq8t6/pdf/camargo-9788539303533.pdf>. Acesso em: 21 de novembro de 2022.

RODRIGUES, D. Desenvolver a educação inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional. Inclusão: Revista de Educação Especial, Brasília, v. 4, n. 2, p. 7 - 16, 2008. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=401-revista-inclusao-n-6&Itemid=30192 >. Acesso em: 21 de novembro de 2022.

RODRIGUEIRO, Celma Regina Borghi: desenvolvimento da linguagem e a educação do surdo. Psicologia em Estudo. 2000, v. 5, n. 2, pp. 99-116. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pe/a/XQCr6SWDty6CJgvzh7Zn4vQ/?lang=pt&format=pdf >. Epub 10 Mar 2011. ISSN 1807-0329.

SÁ, Elizabet Dias de ; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. Gráfica e Editora Cromos: Brasília, 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf >. Acesso em: 28 de outubro de 2022.

MELO, J. C.de.; OLIVEIRA, J. de. J. A. B.de. Sistema Braille no processo de ensino- aprendizagem das pessoas com deficiência visual: da Educação Infantil ao Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ed. 10, Vol. 13, p. 63-73, 2019. Disponível em: < https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/sistema-braille >.Acesso em: 21 de novembro de 2022.

NUNES,S.da S.; LOMÔNACO, J. F. B. Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento. Psicologia escolar e educacional, v. 12, p. 119-138, 2008. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100009 >. Acesso em: 21 de novembro de 2022.

POZZOBON, Graciela; POZZOBON, Lara. Audiodescrição. Disponível em: < http://audiodescricao.com.br/ad/ >. Acesso em: 21 novembro 2022.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Disponível em: < https://oportuguesdobrasil.files.wordpress.com/2015/02/a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf >. Acesso em: 21 de novembro de 2022.

VYGOTSKY, L. S. Fundamentos de Defectologia. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1989. Disponível em: < https://www.novoipc.org.br/sysfiles/vigotski_obras_completas.pdf >. Acesso em: 21 de novembro de 2022.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. Trad. M. Resende, Lisboa, Antídoto, 1979. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto et alii. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1984. Disponível em: < https://oportuguesdobrasil.files.wordpress.com/2015/02/a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf >. Acesso em: 21 de novembro de 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

SILVA, Lucivaldo; MORAES, Rafael; GONÇALVES, Cledson; SANTA BRÍGIDA, Ângela; BRASIL, Marcela; FRAIHA, Simone. ENSINANDO A FÍSICA DA COR DO OBJETO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DE UM PROTÓTIPO EM ARDUINO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 269–279, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45962. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45962. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022