ANÁLISE DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS ENTRE FÍSICA E CONHECIMENTOS LOCAIS EM AULAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45961Palavras-chave:
Educação do Campo; interculturalidade. conhecimentos tradicionais. eletromagnetismo. ótica.Resumo
Nesse trabalho realizamos uma análise de conteúdo das gravações de dez aulas de Física com abordagem intercultural ocorridas em uma Licenciatura em Educação do Campo. As aulas cobrem tópicos de ótica, acústica e eletromagnetismo e contaram com a participação de convidados com o intuito de estabelecer vínculos entre os conhecimentos de Física e conhecimentos locais de comunidades rurais e quilombolas. Fundamentada na literatura sobre abordagem intercultural no Ensino de Ciências, a análise categorizou as aulas em seis dimensões de análise: as subáreas da Física que abordavam, os conhecimentos locais com que estabeleciam vínculos, a forma como estabeleciam eles, a relação do conhecimento local com a comunidade, a abrangência dos vínculos e as referências em que se baseavam. Como resultado, apresentamos uma diversidade de caminhos através dos quais professores de Física podem buscar construir pontes entre conhecimento científico e conhecimento local no campo, com exemplos em algumas subáreas da Física.
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