ANÁLISE DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS ENTRE FÍSICA E CONHECIMENTOS LOCAIS EM AULAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Nathan Carvalho Pinheiro Faculdade UnB de Planaltina (FUP), Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45961

Palavras-chave:

Educação do Campo; interculturalidade. conhecimentos tradicionais. eletromagnetismo. ótica.

Resumo

Nesse trabalho realizamos uma análise de conteúdo das gravações de dez aulas de Física com abordagem intercultural ocorridas em uma Licenciatura em Educação do Campo. As aulas cobrem tópicos de ótica, acústica e eletromagnetismo e contaram com a participação de convidados com o intuito de estabelecer vínculos entre os conhecimentos de Física e conhecimentos locais de comunidades rurais e quilombolas. Fundamentada na literatura sobre abordagem intercultural no Ensino de Ciências, a análise categorizou as aulas em seis dimensões de análise: as subáreas da Física que abordavam, os conhecimentos locais com que estabeleciam vínculos, a forma como estabeleciam eles, a relação do conhecimento local com a comunidade, a abrangência dos vínculos e as referências em que se baseavam. Como resultado, apresentamos uma diversidade de caminhos através dos quais professores de Física podem buscar construir pontes entre conhecimento científico e conhecimento local no campo, com exemplos em algumas subáreas da Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIKENHEAD, Glen S. Science education: Border crossing into the subculture of science. Studies in Science Education, v. 27, n. 1, p. 52, 1996.

ARAÚJO, Francisco Vanderli de. A cultura popular da literatura de cordel no estudo dos fenômenos óticos em nível de Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal Rural do Semi-árido. Mossoró, p. 170. 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BRASIL. Decreto n. 7.352, de 4 de nov. de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file>. Acesso em 02 nov. 2022.

CREPALDE, Rodrigo dos Santos et al. A Integração de Saberes e as Marcas dos Conhecimentos Tradicionais: Reconhecer para Afirmar Trocas Interculturais no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 275–297, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4931.

HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel et al. Articulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 19, n. 0, p. 1–21, 2017.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; PINHEIRO, Paulo César; FARIAS, Luiz Márcio Santos (org.). Educação científica por meio da interculturalidade de saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2021.

CUNHA, Valdeir Fernandes Da. Entre linhas e malhas, o ensino de ciências por meio da tecelagem kalunga na comunidade Vão de Almas. 2021. 69 f. UnB, 2021.

EL-HANI, Charbel N.; POLISELI, Luana; LUDWIG, David. Beyond the divide between indigenous and academic knowledge: Causal and mechanistic explanations in a Brazilian fishing community. Studies in History and Philosophy of Science, v. 91, n. January, p. 296–306, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2021.11.001.

ELS, Rudi Henri Van et al. Hydrokinetic energy conversion - state of the art and perspectives in Brazil. In: , 2018. 1st Latin American Conference on Sustainable Development of Water Energy and Environmental Systems Latin America. 2018. p. 1–14.

GONDIM, Maria Stela da Costa; MÓL, Gerson de Souza. Saberes Populares e Ensino de Ciências: Possibilidades para um Trabalho Interdisciplinar. Química Nova na Escola, v. 30, p. 8–11, 2008.

LIMA, Camila Machado Garcia de. Sonário do sertão: acervo e memória de experiências sonoras. 2019. 168 f. - UnB, 2019.

LIMA, Camila Machado Garcia de. Sonário do Sertão. Disponível em: <https://sonariodosertao.com/>, 2016. Acesso em: 18 nov. 2022.

ZANETIC, João. Física também é cultura. 1990. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990. . Acesso em: 02 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

CARVALHO PINHEIRO, Nathan. ANÁLISE DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS ENTRE FÍSICA E CONHECIMENTOS LOCAIS EM AULAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 261–268, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45961. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45961. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022