OFICINAS DE FÍSICA: PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45947Palavras-chave:
Ensino de Física. Oficinas de Física. Educação Continuada. Ensino Aprendizagem.Resumo
O presente estudo busca desenvolver e aplicar Oficinas de Física como uma opção para a educação continuada, de forma a incentivar a utilização de métodos experimentais na educação básica. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), na cidade de Macapá, por meio da realização de experimentos nos Laboratórios de Ensino do Curso de Física e com a participação de professores que ministram aulas da disciplina na rede estadual de ensino. Propuseram-se experimentos com utilização de material alternativo e de baixo custo para que os participantes, consequentemente, consigam aplicar melhor o que foi explicado nas Oficinas e principalmente relacionar com o dia-a-dia em suas salas de aula. 80% dos participantes concordaram que trabalhando os conceitos físicos a partir da contextualização dos alunos há uma contribuição para uma aprendizagem significativa. 60% foram a favor da inserção de atividades experimentais como nova metodologia de ensino. Com a concretização deste trabalho, foi possível perceber, a partir da experimentação nas oficinas, a maior ou menor facilidade em trabalhar fenômenos intrínsecos a cada tema desenvolvido.
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