OFICINAS DE FÍSICA: PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ana Dailete Vieira Assunção Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Valéria Castelo Branco de Sousa Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Gerson Anderson de Carvalho Lopes Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
  • Rafael Martinez Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45947

Palavras-chave:

Ensino de Física. Oficinas de Física. Educação Continuada. Ensino Aprendizagem.

Resumo

O presente estudo busca desenvolver e aplicar Oficinas de Física como uma opção para a educação continuada, de forma a incentivar a utilização de métodos experimentais na educação básica. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), na cidade de Macapá, por meio da realização de experimentos nos Laboratórios de Ensino do Curso de Física e com a participação de professores que ministram aulas da disciplina na rede estadual de ensino. Propuseram-se experimentos com utilização de material alternativo e de baixo custo para que os participantes, consequentemente, consigam aplicar melhor o que foi explicado nas Oficinas e principalmente relacionar com o dia-a-dia em suas salas de aula. 80% dos participantes concordaram que trabalhando os conceitos físicos a partir da contextualização dos alunos há uma contribuição para uma aprendizagem significativa. 60% foram a favor da inserção de atividades experimentais como nova metodologia de ensino. Com a concretização deste trabalho, foi possível perceber, a partir da experimentação nas oficinas, a maior ou menor facilidade em trabalhar fenômenos intrínsecos a cada tema desenvolvido.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

VIEIRA ASSUNÇÃO, Ana Dailete; CASTELO BRANCO DE SOUSA , Valéria; DE CARVALHO LOPES , Gerson Anderson; MARTINEZ , Rafael. OFICINAS DE FÍSICA: PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 177–184, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45947. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45947. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022