ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA PARA ENSINAR ESTÁTICA

Autores

  • Carla Dayane de Andrade Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Celso José Viana-Barbosa Departamento de Física Campus Itabaiana, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45945

Palavras-chave:

Estática. aprendizagem ativa. sequência de ensino-aprendizagem.

Resumo

O ensino de física na educação básica tem priorizado um aprendizado baseado na automatização ou memorização, quando na verdade deve ser valorizada a construção do conhecimento por meio do protagonismo estudantil. Este trabalho tem como objetivo analisar uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA) baseada na utilização de metodologias de aprendizagem ativa, para promover o ensino de estática dos corpos rígidos. O referencial teórico pedagógico apoiou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa que auxiliou na construção de materiais e na utilização das estratégias que conduziram a uma aprendizagem potencialmente significativa. A Tabela de Taxonomia de Bloom Revisada foi utilizada na sequência de ensino-aprendizagem para classificar os objetivos de aprendizagem e questões utilizadas no pré e pós-teste. O caminho metodológico adotado na SEA, foi pautado na utilização integrada dos métodos Ensino sob Medida (EsM) e Instrução por Colegas (IpC), seguida da resolução de Problemas Ricos em Contexto (PRC). A SEA foi estruturada em cinco encontros presenciais e aplicada em quatro turmas do primeiro ano da escola, que foram divididas em uma turma de controle e três turmas experimentais, sendo coletados dados referentes à pré e pós-testes e resolução de problemas ao longo da SEA. Após a análise dos resultados, observou-se que as turmas que participaram da SEA apresentaram um melhor nível de formalização nas respostas quando comparadas as da turma de controle. A SEA mostrou-se essencial para despertar nos alunos a criticidade e a curiosidade no processo de construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMBROSE, S. A.; BRIDGES, M. W.; DIPIETRO, M.; LOVETT, M. C.; NORMAN, M. K. How Learning Works: Seven Research-Based Principles for Smart Teaching, Jossey-Bass, 2010.

ANDRADE, C., D. ESTÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA. 2022. 131f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Sergipe, UFS, São Cristovão.

ARAUJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Vol. 30, n. 2, p. 362-384, 2013.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.

HELLER, K.; HELLER, P. Cooperative problem solving in physics a user’s manual. In: Tersedia: http://www.aapt. org/Conferences/newfaculty/upload/Coop-Problem-Solving- Guide. pdf , 2010

KRATHWOHL, D. R. A revision of bloom’s taxonomy: An overview. Theory into practice, Taylor & Francis, v. 41, n. 4, p. 212–218, 2002.

MAZUR, E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa, Penso Editora, 2015.

MÉHEUT, M. Teaching-learning sequences tools for learning and/or research. In: BORESMA, K; et al (eds.) Research and Quality of Science Education. Holanda: Spring, p. 195-207, 2005.

MÉHEU; M.; PSILLOS, D, Teaching-learning sequences: aims and tools for science education research. International Journal of Science Education, v.26, n 5, p. 515-652, 2004, https://doi.org/10.1080/09500690310001614762.

MELTZER, D. E.; THORNTON, R. K. Resource letter ALIP–1: Active-learning Instruction in Physics. American Journal of Physics, v. 80, n. 6, p. 478–496, 2012. https://doi.org/10.1119/1.3678299

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem, Editora pedagógica e universitária, São

Paulo, 1999. v. 2

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DE ANDRADE, Carla Dayane; VIANA-BARBOSA, Celso José. ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA PARA ENSINAR ESTÁTICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 164–176, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45945. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45945. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022