ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA PARA ENSINAR ESTÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45945Palavras-chave:
Estática. aprendizagem ativa. sequência de ensino-aprendizagem.Resumo
O ensino de física na educação básica tem priorizado um aprendizado baseado na automatização ou memorização, quando na verdade deve ser valorizada a construção do conhecimento por meio do protagonismo estudantil. Este trabalho tem como objetivo analisar uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA) baseada na utilização de metodologias de aprendizagem ativa, para promover o ensino de estática dos corpos rígidos. O referencial teórico pedagógico apoiou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa que auxiliou na construção de materiais e na utilização das estratégias que conduziram a uma aprendizagem potencialmente significativa. A Tabela de Taxonomia de Bloom Revisada foi utilizada na sequência de ensino-aprendizagem para classificar os objetivos de aprendizagem e questões utilizadas no pré e pós-teste. O caminho metodológico adotado na SEA, foi pautado na utilização integrada dos métodos Ensino sob Medida (EsM) e Instrução por Colegas (IpC), seguida da resolução de Problemas Ricos em Contexto (PRC). A SEA foi estruturada em cinco encontros presenciais e aplicada em quatro turmas do primeiro ano da escola, que foram divididas em uma turma de controle e três turmas experimentais, sendo coletados dados referentes à pré e pós-testes e resolução de problemas ao longo da SEA. Após a análise dos resultados, observou-se que as turmas que participaram da SEA apresentaram um melhor nível de formalização nas respostas quando comparadas as da turma de controle. A SEA mostrou-se essencial para despertar nos alunos a criticidade e a curiosidade no processo de construção do conhecimento.
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