SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FÍSICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Thais Teixeira da Costa Portes Brusdzenski Colégio Municipal Renato Martins
  • Valéria Nunes Belmonte Instituto Politécnico - Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé
  • Bernardo Mattos Tavares Instituto Politécnico - Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45935

Palavras-chave:

Física para crianças. Sala de Aula Invertida. Anos Iniciais.

Resumo

Neste trabalho foram produzidos vídeos e implementada a metodologia ativa de aprendizagem Sala de Aula Invertida (SAI), com temas relacionados a Atmosfera, Orientação durante o dia - Relógio de Sol e Orientação durante a noite - Uso da Bússola, em duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Renato Martins, no município de Macaé (RJ). O objetivo foi promover e estimular a aprendizagem significativa dos temas supracitados a partir de vídeos disponíveis no Canal “Pra Reforçar”, criado para este fim, e das sequências didáticas propostas por meio da SAI, baseadas na teoria de aprendizagem de Jean Piaget, verificando seu potencial pedagógico. A SAI propõe uma forma leve e interessante na abordagem desses conteúdos minimizando o tempo gasto em relação a uma aula convencional, já que o que tradicionalmente era ensinado em sala, agora será estudado em casa, permitindo ao aluno um tempo maior para sanar as dúvidas conceituais que possam surgir. Os vídeos foram planejados para durarem de 5 a 8 minutos, sendo que ao estudarem os conteúdos previamente, através deles, o tempo de aula presencial seria melhor aproveitado com atividades práticas e com atendimento personalizado aos alunos, ampliando o protagonismo deles. Através deste trabalho, verificou-se que o uso pedagógico das tecnologias digitais foi um facilitador do ensino. Sendo assim, concluiu-se que a aplicação da SAI, a partir dos vídeos, aliados às atividades práticas em sala de aula, contribuiu positivamente para a efetiva aprendizagem da Física nos Anos Iniciais, conforme demonstraram os resultados dos questionários finais aplicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Penso Editora, Porto Alegre, 2018.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Editora LTC, Rio de Janeiro, 2018.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica, Questões e Desafios para a Educação. 5 ed. Ijué: Ed. Unijuí. 2011.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Parecer nº 05/2020. 28 de abr. de 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

FIASCA, Angelo Bruno de Andrade; BELMONTE, Valéria Nunes; TAVARES, Bernardo Mattos. Aplicando Metodologias Ativas e Explorando Tecnologias Móveis em Aulas de Relatividade Restrita no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado (MNPEF). UFRJ, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1996.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3, p. 20-29. Mai./Jun.1995.

MALLET, L.; LIPPI, M. C.; SILVA, G. V. NAVARRO, L.; PROENÇA, A. Pesquisa Translacional como abordagem para acelerar a inovação tecnológica em saúde. Revista ESPACIOS Vol. 38 (No. 14), 2017. Pág. 25. ISSN 0798 1015. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n14/a17v38n14p25.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília – DF 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deffisica.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Fundamentação Filosófica da Educação Inclusiva. Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/fundamentacaofilosofica.pdf.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15-33, 2015.

MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa. Brasília, 1999: Editora da UnB.

MOREIRA, M. A., MASINI, E. A. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, 1982.

UNDIME. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. CNE divulga parecer com orientações sobre a reorganização do calendário escolar e atividades pedagógicas não presenciais em razão da pandemia da Covid-19. 30 de abr. de 2020. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/30-04-2020-19-39-cne-divulga-parecer-com-orientacoes-sobre-a-reorganizacao-do-calendario-escolar-e-atividades-pedagogicas-nao-presenciais-em-razao-da-pandemia-da-covid-19

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DA COSTA PORTES BRUSDZENSKI, Thais Teixeira; NUNES BELMONTE, Valéria; MATTOS TAVARES, Bernardo. SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FÍSICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 88–97, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45935. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45935. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022