Experiência com resistores: uma proposta para sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.45639Palavras-chave:
Física. Resistores. Componentes. Cores. Multímetro.Resumo
A disciplina de Física no Ensino Médio, de maneira geral, é pouco atraente aos olhos dos alunos. Isso ocorre por haver problemas tanto estruturais quanto pedagógicos. Assim, neste artigo pretende-se aplicar uma aula com uma proposta diferenciada, a qual tentará resgatar o interesse na disciplina. Trata-se de uma aula em que os alunos realizaram uma atividade prática sobre resistores. Dessa forma, pretende-se proporcionar condições para que os alunos possam se apropriar dos conceitos trabalhados na aula. Ao final apresenta-se os resultados de um questionário aplicado aos estudantes.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: eletricidade e magnetismo, óptica. Tradução de Naira Maria Balzaretti. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia dos Santos. Atividades ex-perimentais no ensino de Física: Diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, p.176-194, jun 2003.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa Crítica. Instituto de Física da UFRGS, Porto Alegre, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).