Caso investigativo na formação continuada de professores: discutindo a relação da prática experimental na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.42508Palavras-chave:
Estudo de caso. Formação continuada de professores. Atividades experimentais. Ensino de Física.Resumo
Este trabalho apresenta o emprego do método estudo de caso em contexto de formação continuada de professores de Física à criação de um ambiente de aprendizagem e reflexão sobre a prática experimental em sala de aula. O Estudo foi desenvolvido em uma disciplina oferecida por curso de mestrado profissional do Ensino de Física voltado à formação de professores que atuam na Educação Básica brasileira. Participaram da investigação 5 professores/mestrandos, os quais foram apresentados, durante a disciplina, a referenciais teóricos sobre prática experimental e o método de estudo de caso. Em seguida, os professores/mestrandos elaboraram, de forma individual, um caso investigativo sobre a prática experimental, considerando os referenciais previamente apresentados e os apresentaram aos colegas e a docente da disciplina, criando um espaço de discussão e reflexão da prática experimental em contexto de sala de aula. Os casos produzidos foram de natureza distinta, envolvendo as modalidades de atividades experimentais: atividades do tipo demonstração, de investigação e de verificação. A fonte de inspiração dos professores/mestrandos para o desenvolver dos casos foi sua própria experiência, ou seja, partiram de um problema real de seu contexto de formação e/ou atuação profissional. A análise dos dados revela a relevância e a consonância desses resultados com os objetivos da formação profissional continuada de professores, uma vez que esta deve promover a valorização da experiência do aluno-professor e estimular a sua profissionalização permanente de forma contextualizada. Ademais, os dados indicam a aplicação coerente, por parte dos mestrandos, de pressupostos teóricos da atividade experimental à sua prática docente.
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