Caos em Circuitos Elétricos: uma abordagem inicial

Autores

  • Lucas Linhares Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas
  • José Gláucio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Marcel Bruno Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Física
  • Minos Martins Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Física

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i1.40597

Palavras-chave:

Sistemas caóticos. Circuitos elétricos. Ensino de física.

Resumo

Neste trabalho apresentaremos um estudo sobre a abordagem do sistema caótico envolvido em circuitos elétricos não-lineares em atividades didáticas no Ensino de Física, através de simuladores online do tipo-applet. Elaboramos um sistema não-linear, com circuitos elétricos. Incluímos elementos como capacitores e resistores, no intuito de contextualizada o conceito de caos, incorporando-se um conteúdo que, a priore, não está inserido na matriz curricular do Ensino Médio. O simulador, chamado Falstad, servirá de recurso, como proposta da estratégia, introduzir conceitos de circuitos elétricos envolvendo sistema caótico e tentando tornar a aprendizagem mais eficaz e ativa através de gráficos e modelagens matemáticas provenientes deste simulador virtual. As atividades propostas serão baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que tem como base dos aspectos: o ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral na qual o conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o aprendizado do aluno. Foram usados como instrumentos de coleta de dados um questionário, como diagnóstico a respeito do assunto, um pré-teste para medir o conhecimento a respeito dos assuntos envolvidos, uma lista de atividades baseada de acordo com o delineamento da aula e um pós-teste como avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIGGS, J.; COLLIS, K., Evaluating the quality of learning: the SOLO taxonomy. New York: Academic Press, 1982.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 175 p., 1998.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. 84p.

DE MELO, Marcia Cristina Henares; DE CARVALHO CRUZ, Gilmar. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014.

FIOLHAIS, Carlos. Problema dos três corpos e caos. Gazeta da Matemática. n. 163, p. 35, 2011.

FOLLONI, André. Introdução à Teoria da Complexidade. 1a Ed., Curitiba: Juruá, 2016.

GIL, A. C., Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas 1995.

GLEICK, James. Chaos: making a new science. 5a ed., New York: Penguin Books, 2008.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas, p. 20-29, 1995.

LORENZ, Edward Norton. The Essence of Chaos. 1a Ed., Washington: University of Washington Press, 1995.

MARQUES, Ramiro. A Pedagogia de Jerome Bruner. Disponível em: http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica-pedagogia/A20Pedagogia20de20JeromeBrune.pdf; Acesso em 20/08/2017, v. 20, 2002.

MATSUMOTO, T (1984) IEEE Transactions on Circuits and Systems. IEEE. CAS-31 (12): 10551058. MAY, R. M., (1976) Nature 261, 459.

MONTEIRO, Luiz Henrique Alves. Sistemas Dinâmicos. 2a ed., São Paulo: Livraria da Física, 2002.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2a ed., São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar; LISBOA, Eliane. Introdução ao Pensamento Complexo. 5a ed., Porto Alegre: Sulina, 2005.

PRIGOGINE, Ilya. As Leis do Caos. 1a ed., São Paulo: Unesp, 2002.

REBELLO, A.P., RAMOS, M.G. Estudo de circuitos elétricos básicos por meio de uma unidade de aprendizagem: percepções de alunos do ensino médio. VII ENPEC. Florianópolis. nov. 2000. Ressonância e Caos num Circuito RLC em Serie. Disponível em: . Acesso em 22/01/2019.

VALERIO, Luis Renato. Dinâmica Não-Linear e Caos: O Circuito de Chua. Trabalho de Conclusão de Curso em Física. Universidade Federal de Alfenas. Minas Gerais, 2014.

YAMAMOTO, Issao; BARBETA, Vagner Bernal. Simulações de experiências como ferramenta de demonstração virtual em aulas de teoria de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 2, p. 215-225, 2001.

Downloads

Publicado

2022-04-16

Como Citar

MARINHO, Lucas Linhares; GALÚCIO CAMPOS, José; PEREIRA BRAGA, Marcel Bruno; MARTINS ADÃO NETO, Minos. Caos em Circuitos Elétricos: uma abordagem inicial. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 46–68, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i1.40597. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/40597. Acesso em: 24 abr. 2024.