Caos em Circuitos Elétricos: uma abordagem inicial
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i1.40597Palavras-chave:
Sistemas caóticos. Circuitos elétricos. Ensino de física.Resumo
Neste trabalho apresentaremos um estudo sobre a abordagem do sistema caótico envolvido em circuitos elétricos não-lineares em atividades didáticas no Ensino de Física, através de simuladores online do tipo-applet. Elaboramos um sistema não-linear, com circuitos elétricos. Incluímos elementos como capacitores e resistores, no intuito de contextualizada o conceito de caos, incorporando-se um conteúdo que, a priore, não está inserido na matriz curricular do Ensino Médio. O simulador, chamado Falstad, servirá de recurso, como proposta da estratégia, introduzir conceitos de circuitos elétricos envolvendo sistema caótico e tentando tornar a aprendizagem mais eficaz e ativa através de gráficos e modelagens matemáticas provenientes deste simulador virtual. As atividades propostas serão baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que tem como base dos aspectos: o ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral na qual o conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o aprendizado do aluno. Foram usados como instrumentos de coleta de dados um questionário, como diagnóstico a respeito do assunto, um pré-teste para medir o conhecimento a respeito dos assuntos envolvidos, uma lista de atividades baseada de acordo com o delineamento da aula e um pós-teste como avaliação.
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