Uma abordagem do sistema caótico por meio de circuitos elétricos no Ensino Médio usando simulação computacional

Autores

  • Lucas Linhares Marinho Instituto de Ciência, Tecnologia e Educação do estado do Amazonas (IFAM)
  • Minos Martins Adão Neto Universidade Federal do estado do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25895

Palavras-chave:

Sistemas Caóticos. Sistemas Elétricos. Ensino Médio.

Resumo

O presente trabalho destaca o estudo sobre a abordagem do sistema caótico em circuitos elétricos em atividades didáticas no ensino de Física, no Ensino Médio, através de simulações computacionais. O objetivo desta pesquisa é aplicar um sistema não linear aos circuitos e suas equações relacionadas para então analisar e verificar o comportamento dos mesmos, assunto o qual faz parte da Eletrodinâmica e que são estudados no 3º ano do ensino médio, de forma mais dinâmica, contextualizada e com auxílio de um software gratuito e de fácil acesso. Vale destacar que um detalhe importante neste trabalho, foi inserir o conteúdo de sistema caótico, assunto que nem na Graduação se vê. Esse é o diferencial do trabalho, incorporar um conteúdo que não está inserido na matriz curricular do Ensino Médio, mas a intenção aqui é apenas contextualizá-lo dentro dos circuitos elétricos e mostrar a importância do mesmo usando simulações para melhor compreendê-los, sempre usando a interdisciplinaridade e contextualizando. Todavia, destacamos que no desenvolvimento de nossas atividades a participação dos alunos deve ser intensa, de modo a tornar o aprendizado potencializado.

            A simulação computacional será abordada por um software chamado Modellus que será um recurso a ser usado como estratégia para intermediar o ensino de circuitos elétricos envolvendo sistema caótico e tornar a aprendizagem mais significativa através de gráficos e modelagens matemáticas provenientes do software.

            As atividades propostas nessa pesquisa serão baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral, na qual o conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o aprendizado do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

MARINHO, L. L.; ADÃO NETO, M. M. Uma abordagem do sistema caótico por meio de circuitos elétricos no Ensino Médio usando simulação computacional. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 87–88, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25895. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25895. Acesso em: 7 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)