ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LUZ E COR COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DE ORDEM SUPERIOR

Autores

  • Josélia Margarida de Paiva Bechtlufft Colégio Tiradentes da PMMG - Juiz de Fora
  • Paulo Henrique Dias Menezes Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v5i2.39874

Palavras-chave:

Ensino de astronomia. Luz e cor. Aprendizagem significativa crítica. Pensamento de ordem superior.

Resumo

Ensinar física sempre foi um desafio, principalmente quando se trata de alunos do Ensino Médio.
Este artigo surgiu do questionamento de como transformar uma aula de física para alunos
secundaristas numa atividade mais prazerosa, mais interativa e de fácil compreensão. Para
isso, elaboramos uma sequência didática, baseada nos princípios da Teoria da Aprendizagem
Significativa, para abordar o conteúdo de luz e cor. A sequência foi aplicada em uma turma do 2o. ano do ensino médio a partir de duas questões norteadoras que inquiriam os alunos sobre o porquê de enxergarmos os objetos e suas cores. O estudo foi conduzido na forma de uma pesquisa-ação e a análise envolveu dados qualitativos, coletados por meio de questionários com questões fechadas e abertas, e observações realizadas em de sala de aula. Os resultados indicam que houve uma apropriação significativa dos conteúdos de ensino por parte dos alunos e que também foram estimuladas habilidades que podem contribuir para o desenvolvimento do Pensamento de Ordem Superior, proposto por Mathew Lipman.

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Referências

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Publicado

2021-09-21

Como Citar

BECHTLUFFT, Josélia Margarida de Paiva; MENEZES, Paulo Henrique Dias. ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LUZ E COR COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DE ORDEM SUPERIOR. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 96–107, 2021. DOI: 10.26512/rpf.v5i2.39874. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/39874. Acesso em: 22 dez. 2024.