O EXPERIMENTO DE DILATAÇÃO DO AR COM ARDUINO: AMPLIANDO POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v5i3.38436Palavras-chave:
Teoria Cinética dos Gases Ideais. Ensino de Ciências por Investigação. ArduinoResumo
O experimento da dilatação do ar é explorado em duas publicações muito conhecidas sobre Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). A proposta é fazer uma releitura da montagem experimental com o Arduino e o sensor BMP280, ampliando as possibilidades de utilização em sala de aula por meio da análise matemática das variáveis pressão e temperatura a volume constante, visando a construção de conhecimento sobre a lei dos gases ideais e a teoria cinética dos gases ideais em aulas de física no ensino médio.
Downloads
Referências
CARVALHO, A.M.P. As Práticas Experimentais no Ensino de Física. In: Carvalho, A. M. P. (Org.) Ensino De Física - Coleção Ideias em Ação, Cengage Leaning, São Paulo, 2010.
CARVALHO, A.M.P. (Org.). Calor e Temperatura: Um Ensino por Investigação. Livraria da Física Editorial, São Paulo, 2014.
MEDEIROS, A; MEDEIROS, C. F. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino Da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 77-86, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v24n2/a02v24n2.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).