Um diálogo entre a tríade rogeriana e o sociointeracionismo de Vygotsky no ensino da conservação da energia mecânica

Palavras-chave:

Experimentação. Materiais de baixo custo. Teoria sociointeracionista. Aprendizagem significante. Conservação da Energia Mecânica.

Resumo

Este trabalho descreve a experiência de ensino obtida na aplicação de uma oficina didática concernente as atividades realizadas no Programa da Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Catarinense (IFC) ”“ Campus Concórdia. O público-alvo foram 37 alunos do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. A sequência didática contou com cinco práticas experimentais de baixo custo envolvendo o tema “Energia Mecânica e sua Conservação”. A abordagem metodológica foi qualitativa e para a coleta dos dados foram utilizados instrumentos como observações diretas durante o momento da realização das aulas e dos questionários. Para tanto, houve dois aportes teóricos, a tríade rogeriana do humanista Carl Rogers e a teoria sociointeracionista de Vygotsky. O objetivo principal foi verificar de que modo a tríade rogeriana e o sociointeracionismo contribuem para o ensino-aprendizagem da Conservação da Energia Mecânica por meio de práticas experimentais com materiais de baixo custo. A turma foi organizada em seis grupos, que participaram de um circuito de experimentos, deste modo, foi oportunizado a todos os alunos a interação com as práticas experimentais propostas. Como resultado, pode-se perceber que além da motivação discente, houve uma considerável influência na reelaboração conceitual dos estudantes.

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Publicado

2021-04-17

Como Citar

Um diálogo entre a tríade rogeriana e o sociointeracionismo de Vygotsky no ensino da conservação da energia mecânica. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/35050. Acesso em: 8 maio. 2024.