Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas

Autores

  • Nelson Studart Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i3.28857

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Aprendizagem ativa. Ensino de Física.

Resumo

Este artigo versa sobre o uso de metodologias ativas na ensinagem processo de ensino que promove necessariamente aprendizagem com significado e compreensão do aluno. São discutidas as ideias centrais do ensino centrado no aluno e a ensinagem ativa, os desafios de implementação na escola, e são apresentados resultados de pesquisa acerca de sua eficácia. São abordados dois modelos de ensinagem ativa com tecnologias a Sala de Aula Invertida e o Ensino Híbrido , e são revistas as seguintes metodologias que são relevantes na prática docente: Ensino sob Medida e Instrução pelos colegas; Aprendizagem Baseada em Problemas; e os Três Momentos Pedagógicos (3MP). Estratégias para inserção desses métodos em sala de aula são apontadas.

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Publicado

2019-12-21 — Atualizado em 2021-04-12

Como Citar

STUDART, Nelson. Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26512/rpf.v3i3.28857. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/28857. Acesso em: 29 mar. 2024.

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