Possibilidades de diálogo intertextual em uma revisão bibliográfica sobre adição de cores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.28175

Palavras-chave:

Cor, Óptica, Experimentação.

Resumo

A adição de cores recebe grande atenção por parte dos pesquisadores na área de ensino de física, fato perceptível pelo grande número de artigos dedicados ao tema. Nesse ensaio, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre o tópico, conduzida a partir da literatura presente em cinco periódicos da área nos últimos quinze anos. Diferentes possibilidades de diálogo intertextual foram construídas, revelando alguns aspectos presentes nos artigos revisados, tais como a inter-relação de conceitos, o desenvolvimento de uma atitude científica, o custo dos experimentos e o caráter lúdico das atividades. O autor propõe que as possibilidades dialógicas apresentadas possam ser transpostas para outros temas do ensino de ciências.

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Biografia do Autor

Jair Lúcio Prados Ribeiro, Instituto Federal de Brasília

Doutorado em Educação em Ciências. Universidade de Brasília, 2019.

Mestrado em Ensino de Ciências (Área de Concentração: Física). Universidade de Brasília, 2010.

Graduação: Licenciatura em Física, Universidade Católica de Brasília, 2013.

Graduação: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica. Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1996.

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Publicado

2020-08-26

Como Citar

RIBEIRO, Jair Lúcio Prados. Possibilidades de diálogo intertextual em uma revisão bibliográfica sobre adição de cores. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 109–129, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i2.28175. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/28175. Acesso em: 24 abr. 2024.