ELABORANDO PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE NO ENSINO MÉDIO
RELATO DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO SOBRE REFLEXÃO EM ESPELHOS PLANOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7084Palavras-chave:
Espelho;, Reflexão;, Óptica geométrica;, Ensino de físicaResumo
O artigo apresenta um relato de uma atividade desenvolvida no segundo ano do ensino médio sobre a reflexão em espelhos planos. O banheiro da escola foi mal projetado, de forma que se a porta do mesmo estivesse aberta, um observador externo poderia ver imagens dos gabinetes sanitários refletidas no espelho do banheiro. A partir dessa condição real, os alunos desenvolveram propostas de intervenção para a solução do problema com base nos princípios da óptica geométrica. Sete categorias de propostas foram compiladas e cinco delas se revelaram funcionais. Cada um dos tipos é apresentado e discutido por via geométrica e algébrica. A atividade teve forte impacto motivacional entre os alunos, pois a natureza de um trabalho investigativo e de elaboração de alternativas de intervenção os levou a discutir e comparar suas propostas com as elaboradas por outros grupos, fato que acreditamos ter contribuído para a aprendizagem.
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