Ondas mecânicas: uma proposta de sequência didática utilizando recursos e elementos motivacionais alternativos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25882Palavras-chave:
Ensino de Física. Ondas. Experimentação. Simulador computacional.Resumo
O ensino de Ciência, em especial, do componente curricular de Física é um tema que ao longo dos anos vem sendo discutido nos mais variados níveis e modalidades de ensino. Muitos estudos encontrados na literatura indicam a importância de tornar o ensino desse componente mais dinâmico e significativo para o aluno. Mas como fazer isso? Ausubel et al. (1980) propõe “Descubra o que ele (aluno) sabe e baseie nisso os seus ensinamentos” Ausubel et al. (1980, p. 8), enquanto sobre o tema motivação, Tapia e Fita (1999) afirmam que no processo ensino-aprendizagem a motivação deve estar presente em todos os momentos, por isso, muitas vezes dizemos que para o aluno ter motivação para a aprendizagem, é importante ter um bom professor.
Pensando nessa problemática, este trabalho traz uma proposta de sequência didática sobre o tema ondas mecânicas, em específico os tópicos: natureza, classificação e propriedades gerais das ondas, intensidade, ressonância, timbre e altura do som utilizando recursos e elementos motivacionais alternativos como: experimentação de baixo custo, simulações computacionais, mapas conceituais, vídeos e textos interdisciplinares para alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola Estadual localizada no Município de Porto Velho - RO. Através dos resultados obtidos com a aplicação dessa proposta foi possível verificar, por meio de questionários, verificação de aprendizagem e relatos, o grau de conhecimentos adquiridos dos discentes participantes da pesquisa e a sua respectiva aceitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).