Estudo de colisões usando dois smartphones
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25859Palavras-chave:
Ensino de Física. Smartphone. Colisão. Experimento.Resumo
Apresenta-se neste trabalho uma proposta alternativa de uso de dois smartphones para o estudo experimental de choques elásticos e inelásticos (HALLIDAY, 2007). Nesse sentido, a proposta do experimento representa uma simplificação instrumental na montagem de um equipamento didático de colisões que é oferecido por empresas especializadas de experimentos de Física como PHYWE, CIDEPE ou AZEHEB[1]. Ou seja, visando resolver a redução de custo na aquisição do equipamento e promovendo maior acessibilidade da atividade experimental de colisões no Ensino Médio o presente trabalho tem como objetivo mostrar a potencialidade de uso do detector de presença do smartphone para o estudo de colisões entre dois planadores que percorrem linearmente sobre uma trilha de ar. A viabilidade da proposta é sustentada pela alta portabilidade do smartphone e pela acessibilidade de seus sensores favorecendo a realização de atividades práticas de Física (VIEIRA, 2013).
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