O uso das tecnologias da informação e comunicação como recursos didáticos no ensino de física

Autores

  • Bruna Cristina Oliveira Loureiro Instituto Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i2.24315

Palavras-chave:

Ensino. Física. Tecnologias.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados relativos a pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar se as Tecnologias da Informação e Comunicação -  TIC’s estão sendo inseridas como recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Física de modo a proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, uma vez que as tecnologias se mostram com grande potencial de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Reuniu-se os autores que versam sobre o tema como Ricardo e Freire (2007), Voelzke E Araújo (2014), Souza (2013) dentre outros.  Buscou-se verificar se o uso das TIC’s está sendo efetivado no Ensino de Física, quais dificuldades encontradas para a implementação entre outras questões identificadas nos textos dos autores. Concluiu-se que está ocorrendo a implantação das TIC’s, no entanto não em sua plena potencialidade, os professores encontram barreiras estruturais, como a falta de espaço, equipamentos e internet na escola como também em sua formação, que deveria ser continuada a ponto de estar sempre se aperfeiçoando para poder se adequar as tecnologias que vão surgindo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAVES, J. A.C.; ALVES, R. R.; FILHO, A. E. F.; SILVA, M. A. H. As dificuldades de aprendizagem no ensino de matemática e física dos alunos do 2ˇr ano do ensino médio. Anais III Congresso Internacional das Licenciaturas, Natal, 2017. Disponível em: Acesso em: 16 jun., 2018.

HOHENFELD, D. P.; LAPA, J. M.; MARTINS, M. C. M. As tecnologias de informação e comunicação no curso de física da uefs. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa, Florianópolis, 2007. Disponível em: Acesso em: 16 jul., 2018.

LARA, A. L.; MANCIA, L. B.; SABCHUK, L.; PINTO, A. E. A., SAKAGUTI, P. M. Y. Ensino de Física mediado por tecnologias de informação e comunicação: um relato de experiência. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Paulo, 2013. Disponível em: Acesso em: 16 jul., 2018.

MACÊDO, J. A.; PEDROSO, L. S.; VOELZKE, M. R.; ARAÚJO, M. S. T. Cad. Bra. Ens. Fís., 31, 167, 2014.

MARTINS, A. A.; GARCIA, N. M. D. Ensino de física e novas tecnologias de informação e comunicação: uma análise da produção recente. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa. Campinas, 2011. Disponível em: Acesso em: 16 jul., 2018.

MONTEIRO, M. A. A. Rev. Bras. Pesq. Edu. Ciên. 16, 1, (2016).

MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo, EPU, 1999.

NETO, G. C. F. Cad. Catar. Ens. Fís. 4, 127, (1987).

PEREIRA, R. N.; BEZERRA, J. S.; FIGUEIREDO, G. A. Rev. Pesq. Interd. 1, Ed. Especial, 352, (2016).

RICARDO, E. C.; FREIRE, J. C. A. Rev. Bras. Ens. Fís. 29, 2, 251 (2007).

ROSA, C. W.; ROSA, Á. B. Rev. Iber. Amer. Edu. 43, 1, 1, (2007).

SILVA, A. A.; TAGLIATI, J. R. Rev. Virt. 2, Ed. Especial, 1 (2005).

SOUZA, C. R.; ARANTES, A. R.; STUDART, N. O amadurecimento metodológico e o uso das tics: um estudo de caso com professores de física. Anais do II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012. Disponível em: Acesso em: 06 jun., 2018.

SOUZA, E. J. Aplicações da física no cotidiano a partir de vídeos de curta duração: tic como contribuição ao ensino aprendizagem. Anais do XI Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2013. Disponível em: Acesso em: 07 jun., 2018.

VERONEZ, D.; LUNKES, M.; MUCHESKI, F.; VIZZOTTO, L. Rev. Ens. Pesq. 13. 1, 152 (2015).

Downloads

Publicado

2019-08-24

Como Citar

LOUREIRO, Bruna Cristina Oliveira. O uso das tecnologias da informação e comunicação como recursos didáticos no ensino de física. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 93–102, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i2.24315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/24315. Acesso em: 4 dez. 2024.