Experimentos de baixo custo para abordar concepções alternativas sobre corrente elétrica em circuitos simples

Autores

  • Carlos Alberto dos Santos Universidade Federal Rural do SemiáridoCentro de Ciências Exatas e Naturais
  • Francisco Cristiano Barbosa Lima Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Geovani Ferreira Barbosa Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Fernando Lang da Silveira Instituto de Física - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i2.22660

Palavras-chave:

Concepções alternativas. Circuitos elétricos. Corrente elétrica. Eletricidade.

Resumo

Experimentos com materiais de baixo custo, inteiramente confeccionados por alunos do 3o. Ano do Ensino Médio de uma escola pública no Estado do Ceará, foram utilizados para abordar concepções alternativas sobre circuitos elétricos simples. Entrevistas clínicas realizadas com 13 alunos selecionados de acordo com o padrão de suas respostas no teste de múltipla-escolha elaborado para investigar concepções alternativas e de seus rendimentos escolares na disciplina antes do experimento, mostraram a recorrência de concepções alternativas, bem como a falta de consistência nas respostas escritas, em conformidade com relatos na literatura. As entrevistas clínicas, realizadas aproximadamente um mês após a manipulação dos experimentos, mostraram que a simples realização dos experimentos não é capaz de superar as concepções alternativas mais persistentes. Não obstante, acredita-se que o uso concomitante de experimentos e entrevistas clínicas, pode ser potencialmente útil para proporcionar mudanças conceituais. Na prática escolar, tal procedimento pode subsidiar o estabelecimento de estratégias didáticas para a superação das mais recorrentes concepções alternativas.

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Publicado

2019-08-24

Como Citar

SANTOS, C. A. dos; LIMA, F. C. B.; BARBOSA, G. F.; SILVEIRA, F. L. da. Experimentos de baixo custo para abordar concepções alternativas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 9–33, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i2.22660. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/22660. Acesso em: 30 nov. 2022.