A compreensão dos formandos da área da saúde da UnB sobre o controle social em saúde:
buscando diretrizes para estágio curricular nos conselhos e conferências de saúde.
Palavras-chave:
Políticas de Saúde, Controle Social na Saúde, Formação ProfissionalResumo
Trata-se de estudo de natureza qualitativa que procurou identificar a compreensão que os formandos da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e Medicina da UnB têm sobre o Controle Social na Saúde. Adota-se a hipótese que a pouca compreensão dos formandos acerca do Controle Social na Saúde repercute no seu futuro exercício profissional. Trata-se de estudo de caso que foi aplicado no 1° semestre de 2004 com os cursos de enfermagem, odontologia, farmácia, nutrição e medicina onde foi identificada a compreensão desses egressos acerca do controle social na saúde e analisado a luz das diretrizes curriculares finalizando com uma proposta de subsidiar diretrizes de estágio curricular nos conselhos e conferências de saúde, com intuito de fortalecer o controle social na saúde. Este estudo apontou a importância de uma educação dialógica, com vistas à conscientização sobre o controle social na formação dos futuros profissionais de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).