A formação do enfermeiro e os conteúdos curriculares necessários para aquisição de competências e habilidades para o planejamento e a gestão em saúde
Palavras-chave:
Gestão, Planejamento em saúdeResumo
Esse artigo apresenta uma reflexão acerca das diretrizes curriculares, a abordagem por competências e a formação do enfermeiro, contextualizando com as práticas de Planejamento e Gestão em Saúde, e o Controle Social. Foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e documental. As reflexões apresentadas apontam para a necessidade de definição de propostas para a formação de um profissional com competências que o ajudem a enfrentar a diversidade de situações reais de trabalho, especialmente aquelas advindas de funções de gestão e gerência de unidades e serviços de saúde, atuando como agentes de fortalecimento da gestão e do controle social no SUS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).