Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos:
diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas
Palavras-chave:
Pesquisa, Metodologia, EducaçãoResumo
A influência da ciência moderna na área da saúde reproduz-se hegemonicamente na formação e prática dos profissionais, traduzindo-se em iniqüidades sociais e requerendo mudanças nos processos formativos. Nesse estudo de revisão teórica sistemática indicam-se reflexões, diretrizes e roteiro que subsidiam a produção crítica de conhecimentos, afinando o diálogo entre a epistemologia e as formalizações metodológicas. Argumenta-se que a pesquisa como crítica de realidades é condição para a formação de sujeitos autônomos, contribuindo para uma formação dialógica na saúde. Objetivou-se refletir sobre a pesquisa como meio para crítica de realidades, produção de sujeitos autônomos e reconstrução das práticas em saúde. Indicam-se orientações para a produção científica na graduação e na pós-graduação. O uso de diretrizes e roteiros para a elaboração de trabalhos científicos, a partir do diálogo entre epistemologia e formalização acadêmica, facilita a compreensão das possibilidades teórica, ética, política e técnica da ciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).