GESTÃO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS DE ENSINO: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Enfermagem; Gestão de Pessoas; Hospitais de Ensino.Resumo
A finalidade deste artigo é conhecer as ações de gestão de pessoal de enfermagem desenvolvidas por enfermeiros em hospitais de ensino brasileiros, a partir de artigos de pesquisa publicados no período 2007-2016 na base de dados LILACS. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada nas etapas de Ganong, com análise guiada pela proposta operativa de Minayo, conduzida no software Atlas TI. O período eleito foi compreendido, primeiramente, entre 2007 e 2014, posteriormente, foi realizada uma atualização da revisão, onde foram incluídos os anos de 2015 e 2016. Nove artigos constituem a amostra. Do processo de análise, emergiram três categorias: ações de liderança do enfermeiro gestor de pessoas em hospitais de ensino; ações de educação permanente em hospitais de ensino; dimensionamento na gestão de pessoal de enfermagem em hospitais de ensino. Demostrando que a gestão de pessoal de enfermagem em hospitais de ensino envolve liderança, dimensionamento de pessoas, treinamento e desenvolvimento da equipe, e planejamento. Desta forma, a enfermagem realiza ações de gestão de pessoas nas organizações, todavia, há ações que não compõem o processo de trabalho do enfermeiro ou não estão totalmente sob sua governabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).