GESTÃO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS DE ENSINO: REVISÃO INTEGRATIVA

Auteurs-es

Mots-clés :

Enfermagem; Gestão de Pessoas; Hospitais de Ensino.

Résumé

A finalidade deste artigo é conhecer as ações de gestão de pessoal de enfermagem desenvolvidas por enfermeiros em hospitais de ensino brasileiros, a partir de artigos de pesquisa publicados no período 2007-2016 na base de dados LILACS. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada nas etapas de Ganong, com análise guiada pela proposta operativa de Minayo, conduzida no software Atlas TI. O período eleito foi compreendido, primeiramente, entre 2007 e 2014, posteriormente, foi realizada uma atualização da revisão, onde foram incluídos os anos de 2015 e 2016.  Nove artigos constituem a amostra. Do processo de análise, emergiram três categorias: ações de liderança do enfermeiro gestor de pessoas em hospitais de ensino; ações de educação permanente em hospitais de ensino; dimensionamento na gestão de pessoal de enfermagem em hospitais de ensino. Demostrando que a gestão de pessoal de enfermagem em hospitais de ensino envolve liderança, dimensionamento de pessoas, treinamento e desenvolvimento da equipe, e planejamento. Desta forma, a enfermagem realiza ações de gestão de pessoas nas organizações, todavia, há ações que não compõem o processo de trabalho do enfermeiro ou não estão totalmente sob sua governabilidade.

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Biographie de l'auteur-e

Victoria Malcher Silva Fontes, Universidade Federal do Pará

Graduanda em enfermagem da Universidade Federal do Pará

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Publié-e

2019-08-12

Comment citer

1.
Carmo Men J do, Silva Fontes VM. GESTÃO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS DE ENSINO: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. G&S [Internet]. 12 août 2019 [cité 4 juill. 2024];9(3):404-18. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/20293

Numéro

Rubrique

Artigos de Revisão