Verdades e veracidades das práticas pedagógicas à luz da teoria de J. Habermas1.

Auteurs-es

  • Elioenai Dornelles Alves Universidade de Brasília - Faculdade de Ciências da Saúde - Departamento de Enfermagem

Mots-clés :

Projeto político-pedagógico, Educação, Enfermagem, Ação comunicativa

Résumé

A partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos. 

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Publié-e

2017-07-26

Comment citer

1.
Alves ED. Verdades e veracidades das práticas pedagógicas à luz da teoria de J. Habermas1. Rev. G&S [Internet]. 26 juill. 2017 [cité 25 juill. 2024];2(2):156-62. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/73

Numéro

Rubrique

Editorial

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