“Mercado colorido”:
percepções de gays sobre o mercado de trabalho de Teresina-PI.
Mots-clés :
Gestão, Diversidade, SaúdeRésumé
O espaço organizacional apresenta-se como um dos principais locais em que se encontram manifestos os dilemas da atualidade, entre eles, a discriminação baseada na orientação sexual. Nessa pesquisa, buscou-se analisar as percepções de homossexuais sobre o ser gay nas organizações de trabalho. Para tanto, aplicou-se entrevista semiestruturada em 10 homossexuais do sexo masculino e utilizou-se como orientação metodológica a Análise de Conteúdo. Os homossexuais perceberam diversas formas de preconceito e assédio referente à sua orientação sexual, tanto na sociedade, quanto nas organizações. O “sair do armário” foi identificado como um fator complicador para o gay frente ao mercado de trabalho e as características femininas dos gays foram apontadas de forma negativa e preconceituosa, perpetuando em consequências na saúde emocional destes. A superação da discriminação só é possível a partir da desconstrução de modelos heteronormativos.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).