“Mercado colorido”:
percepções de gays sobre o mercado de trabalho de Teresina-PI.
Palabras clave:
Gestão, Diversidade, SaúdeResumen
O espaço organizacional apresenta-se como um dos principais locais em que se encontram manifestos os dilemas da atualidade, entre eles, a discriminação baseada na orientação sexual. Nessa pesquisa, buscou-se analisar as percepções de homossexuais sobre o ser gay nas organizações de trabalho. Para tanto, aplicou-se entrevista semiestruturada em 10 homossexuais do sexo masculino e utilizou-se como orientação metodológica a Análise de Conteúdo. Os homossexuais perceberam diversas formas de preconceito e assédio referente à sua orientação sexual, tanto na sociedade, quanto nas organizações. O “sair do armário” foi identificado como um fator complicador para o gay frente ao mercado de trabalho e as características femininas dos gays foram apontadas de forma negativa e preconceituosa, perpetuando em consequências na saúde emocional destes. A superação da discriminação só é possível a partir da desconstrução de modelos heteronormativos.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).