Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:

um relato de experiência

Autores

  • Breno de Oliveira Ferreira Fundação Municipal de Saúde/Universidade Estadual do Piauí
  • Hélem Soares de Meneses Instituto Dom Barreto
  • Leonardo Sales Lima Universidade Estadual do Piauí
  • Tânia Rodrigues Furtado Fundação Municipal de Saúde

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Educação Popular

Resumo

O artigo relata a experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Social Comunitária da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizado em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Teresina, Piauí. Os objetivos do estágio foram: inserir-se no cotidiano da comunidade, coletar e interpretar dados dessa realidade, levantar possíveis demandas de trabalho e desenvolver atividades de intervenção visando a educação e promoção de saúde. Realizaram-se visitas domiciliares, aconselhamentos, encaminhamentos e especialmente, atividades lúdicas com as crianças da sala de espera. A criação de espaços educativos e preventivos junto à comunidade por meio da Educação Popular contribuiu para a melhoria da qualidade dos serviços e permitiu uma atenção integralizadora e diferenciada às crianças que frequentam este serviço. A promoção da saúde oportunizou que os sujeitos expressassem suas próprias percepções da realidade, com perspectiva de relacionar saúde e condições de vida, compartilhando as situações culturais, econômicas, psicológicas, sociais e ambientais que exercem forte impacto no processo saúde-doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno de Oliveira Ferreira, Fundação Municipal de Saúde/Universidade Estadual do Piauí

Psicólogo da Fundação Municipal de Saúde e Pós-Graduando em Saúde da Família.

Hélem Soares de Meneses, Instituto Dom Barreto

Psicóloga do Instituto Dom Barreto.

Leonardo Sales Lima, Universidade Estadual do Piauí

Psicólogo Social Comunitário Sanitarista. Mestre em Ciências e Saúde. Especialista em Saúde Pública, Saúde da Família, Saúde do Trabalhador, Ecologia Humana e Educação Permanente em Saúde. Docente da Universidade Estadual do Piauí.

Tânia Rodrigues Furtado, Fundação Municipal de Saúde

Enfermeira da Fundação Municipal de Saúde e Pós-Graduanda em Saúde de Família (UNB).

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

1.
Ferreira B de O, de Meneses HS, Lima LS, Furtado TR. Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];5(2):pag. 643-653. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/458

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)