A MÚSICA COMO INTERVENÇÃO E CUIDADOS EM SAÚDE:
REVISÃO INTEGRATIVA
Mots-clés :
Saúde ColetivaRésumé
Este estudo objetivou sintetizar os resultados encontrados em estudos científicos sobre a musicoterapia como intervenção de cuidados em saúde, assim como descrever as áreas de maior utilização dessa terapia. Revisão integrativa utilizando artigos indexados na base de dados da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), no período de Janeiro de 2006 a Dezembro de 2011. Para realização da busca, utilizou-se a combinação dos descritores música, enfermagem, atenção integral à saúde. Foram selecionados 34 artigos, sendo que destes, somente oito fizeram parte do estudo por atenderem os critérios estabelecidos. Em relação ao método da pesquisa, 75% eram de natureza qualitativa e 25% bibliográfica. Os resultados ressaltam a importância da utilização da música como terapia complementar, como intervenção voltada ao profissional e estudante de enfermagem e como recurso em tratamentos e intervenções hospitalares. Além disso, foi observada a necessidade de associar a música ao cuidado de enfermagem levando em conta o relacionamento interpessoal, a expressividade emocional e afetiva e os aspectos histórico-culturais dos indivíduos, refletindo assim diretamente na qualidade do atendimento. Esta prática pode ser utilizada como intervenção no espaço hospitalar, pois é um recurso de baixo custo, não farmacológico e que ajuda a promover a melhora no quadro dos pacientes.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).