Relato de experiência acerca do trabalho do agente comunitário de saúde:
reflexões sobre sua prática
Mots-clés :
Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Enfermagem, TrabalhoRésumé
Com este relato de experiência de uma dupla de alunas do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, buscou-se promover uma reflexão a respeito da importância da educação permanente para os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família em Cuiabá, MT. Utilizou-se a observação do trabalho do Agente Comunitário de Saúde e rodas de conversa como meio para conhecer a dinâmica do trabalho desses profissionais. A experiência revelou a necessidade de reforçar alguns conceitos fundamentais para a correta alimentação do Sistema de Informação da Atenção Básica e para o exercício da profissão junto à comunidade. O contato acadêmico com o ambiente de trabalho propiciou compreensão do envolvimento da enfermagem no planejamento e execução de temáticas específicas e sequenciais consideradas relevantes para a ampliação dos conhecimentos daqueles que contribuem significativamente com a saúde da comunidade. Concluiu-se que a educação permanente é um meio eficaz para a qualificação do trabalho do Agente Comunitário de Saúde.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).