Homossexualidade na terceira idade:
revisão de literatura
Resumen
Introdução: Atualmente está disponível uma gama de estudos científicos sobre a homossexualidade, que enfatizam questões de saúde, etiológicas, terapêuticas, sociais, políticas, culturais, religiosas e econômicas Porém, prioriza-se o jovem e adulto no que diz respeito á população estudada, tendo a pessoa idosa pouco destaque nesse cenário. Objetivo: descrever a produção científica acerca da homossexualidade em pessoas idosas no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com análise das publicações entre os anos de 2004 a 2012 em bases de dados on-line. Resultados: Foram analisadas 12 publicações. Os estudos mostraram que o idoso com orientação homossexual tende a ser alvo de duplo estigma, o de ser idoso e o de ser homossexual. O idoso, apesar do preconceito e discriminação, tenta exercer sua sexualidade em diferentes espaços. Nas idosas homossexuais, estudos mostraram que não existem especificidades no envelhecimento desse segmento populacional. Conclusão: Enfatiza-se a necessidade de apoio teórico e político ás pessoas idosas homossexuais, uma vez que a literatura nacional mostrou-se escassa e, além disso, os estudos foram conduzidos com um número muito pequeno de indivíduos. Tal movimento de mudança é necessário no sentido de reconhecer mais fidedignamente esse fenômeno e assim acolher mais resolutivamente esses indivíduos nos espaços públicos e privados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).