Hiperidrose crânio-facial:

conhecimento disponível na biblioteca virtual em saúde

Autores

  • Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima Universidade de Brasília
  • Kamila Alaman de Oliveira
  • Ludmila da Silva Mello

Palavras-chave:

Hiperidrose, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

O presente estudo trata de uma revisão integrativa da literatura, cujo recorte temporal foi do período compreendido entre os anos 2000 e 2013. A questão norteadora da pesquisa foi: “Qual o conhecimento científico disponível na Biblioteca Virtual em Saúde acerca da hiperidrose crânio-facial?” As palavras-chave utilizadas para delimitar o tema da pesquisa foram: ‘hiperidrose’, ‘hiperidrose facial’ e ‘hiperidrose crânio-facial’. Os critérios de inclusão foram: artigos completos em língua portuguesa, disponíveis online para consulta gratuita nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os estudos apontaram que, das regiões afetadas, a crânio-facial é possivelmente a menos prevalente, o que justificaria o fato de nenhum estudo ter abordado especificamente a condição em menção. Os estudos se limitaram a informar a prevalência de hiperidrose crânio-facial na população amostral, numa dinâmica em que os achados dos mesmos não eram avaliados segundo a região do corpo comprometida. Em três estudos, os pesquisadores discorreram sobre o procedimento cirúrgico Simpatectomia Torácica por Videotoracoscopia e, em outro estudo, sobre Simpatectomia Cervicotorácica por Videotoracoscopia, de forma que o nível a ser abordado cirurgicamente no gânglio simpático da cadeia torácica era estimado segundo a região do corpo afetada pela hiperidrose primária. Percebe-se que a escassez de estudos sobre hiperidrose crânio-facial não é fruto de negligência acadêmica e/ou política, trata-se de uma condição clínica extremamente rara, o que dificulta a identificação desses sujeitos para avaliação. Os estudos foram conduzidos com um número muito pequeno de indivíduos, o que dificulta a generalização dos achados estimados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima, Universidade de Brasília

Enfermeiro egresso da UnB;Especialização em andamento em Direito Sanitário, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Distrito Federal;Especialização em andamento em Cuidado Pré-natal, Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Como Citar

1.
Lima PVSF de, Oliveira KA de, Mello L da S. Hiperidrose crânio-facial:: conhecimento disponível na biblioteca virtual em saúde. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 20º de abril de 2024];6(2):Pag. 1852-1864. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3028

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)