A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DAS VIOLÊNCIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leides Barroso de Azevedo Moura Universidade de Brasília
  • Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Envelhecimento, Aprendizagem, Ensino, Saúde, Violência, Desenvolvimento

Resumo

O presente relato descreve a experiência e a metodologia da Disciplina ‘Violências e Saúde’, ofertada pelo Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília, com o objetivo de refletir, discutir, aplicar e disseminar novos conteúdos e olhares sobre a relação entre violência e saúde, na perspectiva do desenvolvimento. O relato contempla o instrumental teórico que norteou as discussões realizadas em sala de aula, as metodologias inovadoras no ensino da violência, a inserção ensino-território da rede de atenção à saúde e as condutas e responsabilidades dos profissionais de saúde para intervir em situações de violência. Verificou-se a validade das metodologias inovadoras, com menção ao portfólio de leitura, mostra fotográfica e ensaio teórico. Destaca-se a possibilidade de integrar ensino-serviço, em consonância com o preconizado pelo Pró-Saúde. Em conclusão, o presente relato explicita sucintamente a experiência da vivência de um conteúdo teórico-prático pouco discutido por profissionais de saúde, em um contexto social que desafia os novos gestores a monitorar e avaliar as políticas públicas destinadas ao enfrentamento de situações complexas que requerem, cada vez mais, profissionais capacitados para promoção dos direitos humanos da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leides Barroso de Azevedo Moura, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília

Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima, Universidade de Brasília

Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde - Departamento de Enfermagem.

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Moura LB de A, Lima PVSF de. A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DAS VIOLÊNCIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 17º de julho de 2024];4(3):pag. 1021-1029. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/338

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)