Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:
revisão de literatura
Palabras clave:
Tabagismo, Idoso, Literatura de Revisão como AssuntoResumen
Introdução: As mudanças biopsicossociais presentes no envelhecimento, como a aposentadoria, perda de amigos, isolamento social e solidão, podem colocar os idosos em uma situação de vulnerabilidade, viabilizando o consumo abusivo de substâncias psicoativas, tais como o tabaco. Objetivo: descrever a produção científica acerca do hábito do tabagismo entre idosos no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com análise das publicações entre os anos de 2001 a 2011 em bases de dados on-line. Resultados: Foram encontradas 25 publicações, contudo poucas específicas sobre a população de idosos. Os estudos mostram que a prevalência de tabagismo atual diminui com o avançar da idade, enquanto a de tabagismo passado aumenta com esta. Há relação inversa do tabagismo com a renda e escolaridade, sendo também mais prevalente entre idosos homens. Além da forte associação do tabagismo entre idosos com a presença de comorbidades de vários sistemas, além do desenvolvimento de câncer, alcoolismo e depressão. Conclusão: Salienta-se a necessidade do desenvolvimento de estudos específicos com a população idosa acerca do hábito do tabagismo, a fim de reconhecer melhor esta situação e dar subsídios para que a rede de apoio a estes idosos possa estar mais preparada para acolhê-los.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença