NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Keywords:
Educação, Saúde, EnsinoAbstract
As tecnologias de informação e comunicação vêm sendo utilizadas na atualidade como uma estratégia indutora no desenvolvimento de métodos de aprendizagem dinâmicos, individualizados e que favorecem o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades e a construção da autonomia dos estudantes. No ensino de graduação em saúde as mesmas podem ser utilizadas isoladamente ou como complemento à s aulas presenciais.
Neste estudo, objetivou-se identificar o nível de satisfação de estudantes de graduação matriculados em uma disciplina presencial de nutrição básica, em uma instituição pública da capital federal, quanto ao uso de estratégias de ensino apoiadas em recursos multimídia (textos, slides de aula, programas de áudio e vídeo aulas) disponibilizados via Moodle. Os estudantes matriculados na disciplina no primeiro semestre de 2013 (n=47), foram convidados a responder voluntariamente a questionários acerca da percepção dos mesmos sobre as estratégias e meios de ensino adotados. Os instrumentos foram disponibilizados no Moodle e mais da metade dos estudantes responderam ao primeiro (76,59%) e ao segundo instrumento (85,10%). Em sua maior parte, os estudantes mostraram-se bastante satisfeitos com as estratégias utilizadas na disciplina (Mediana = 8,71), porém outros estudos serão necessários para confirmar os achados, uma vez que a amostra de participantes foi pequena e ainda serão necessárias análises acerca da efetividade das estratégias e meios utilizados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
Through this instrument, in my name and in the name of the other coauthors, may I soon copy the copyright of the article to Electronic Journal Management and Health and declare that I am aware that failure to comply with this commitment will subject the violator to penalties and penalties Law of Protection of Rights Authorities (Nº9609, of 02/19/98).