NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores/as

  • Andreia Araujo Lima Torres Universidade de Brasília
  • Gardência da Silva Abbad Universidade de Brasília
  • Kelb Bousquet-Santos Universidade de Brasília Faculdade de Ceilândia

Palabras clave:

Educação, Saúde, Ensino

Resumen

As tecnologias de informação e comunicação vêm sendo utilizadas na atualidade como uma estratégia indutora no desenvolvimento de métodos de aprendizagem dinâmicos, individualizados e que favorecem o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades e a construção da autonomia dos estudantes.  No ensino de graduação em saúde as mesmas podem ser utilizadas isoladamente ou como complemento às aulas presenciais.

Neste estudo, objetivou-se identificar o nível de satisfação de estudantes de graduação matriculados em uma disciplina presencial de nutrição básica, em uma instituição pública da capital federal, quanto ao uso de estratégias de ensino apoiadas em recursos multimídia (textos, slides de aula, programas de áudio e vídeo aulas) disponibilizados via Moodle. Os estudantes matriculados na disciplina no primeiro semestre de 2013 (n=47), foram convidados a responder voluntariamente a questionários acerca da percepção dos mesmos sobre as estratégias e meios de ensino adotados. Os instrumentos foram disponibilizados no Moodle e mais da metade dos estudantes responderam ao primeiro (76,59%) e ao segundo instrumento (85,10%). Em sua maior parte, os estudantes mostraram-se bastante satisfeitos com as estratégias utilizadas na disciplina (Mediana = 8,71), porém outros estudos serão necessários para confirmar os achados, uma vez que a amostra de  participantes foi pequena e ainda serão necessárias análises acerca da efetividade das estratégias e meios utilizados.

Descargas

Biografía del autor/a

Andreia Araujo Lima Torres, Universidade de Brasília

Nutricionista, mestre em nutrição humana, Doutoranda do programa pró-ensino na saúde. Bolsista CAPES.Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9372471572311288

Publicado

2017-08-24

Cómo citar

1.
Torres AAL, Abbad G da S, Bousquet-Santos K. NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Rev. G&S [Internet]. 24 de agosto de 2017 [citado 20 de julio de 2025];5(4):pag. 2313-2325. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/969

Número

Sección

Artigos de Pesquisa