Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde:

revisão sistemática 2010-2015

Autores

  • Andreia Araujo Lima Torres Universidade de Brasília
  • Juce Amélia Andrade Bezerra
  • Gardenia da Silva Abbad Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino na saúde

Resumo

A entrega de materiais educacionais de forma eletrônica tem se tornado mais popular na área de saúde, oferecendo novas oportunidades para docentes, estudantes e profissionais de saúde. Contudo, a eficácia do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde ainda não é clara. Desta forma, o propósito desta revisão sistemática foi identificar estudos recentes (2010 a 2015) que relatassem o efeito das práticas de ensino-aprendizagem apoiadas em tecnologias no aprendizado e satisfação de indivíduos participantes, assim como o impacto na sociedade das estratégias utilizadas durante as ações educacionais. Foram encontradas 12.116 referências contudo 25 trabalhos mostraram-se adequados para esta análise. A maioria dos estudos mostrou resultados em termos de ganhos de conhecimentos (84%), enquanto a satisfação (40%) e o impacto (8%) foram objeto de análise de um menor número de pesquisas. Apesar de grande parte dos estudos apontar resultados positivos das intervenções é importante destacar que as tecnologias são apenas um meio para a entrega de conteúdos. Desta forma, mais estudos que discutam as estratégias de ensino adotadas fazem-se necessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Araujo Lima Torres, Universidade de Brasília

Nutricionista, mestre em nutrição humana, Doutoranda do programa pró-ensino na saúde. Bolsista CAPES.Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9372471572311288

Juce Amélia Andrade Bezerra

Estudante de Administração, Universidade de Brasília, Aluna de iniciação científica.

Gardenia da Silva Abbad, Universidade de Brasília

Professor Adjunto Instituto de PsicologiaPsicologia Social e do Trabalho

Downloads

Como Citar

1.
Torres AAL, Bezerra JAA, Abbad G da S. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde:: revisão sistemática 2010-2015. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 29º de março de 2024];6(2):Pag. 1883-1889. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3030

Edição

Seção

Artigos de Revisão