A compreensão dos formandos da área da saúde da UnB sobre o controle social em saúde:

buscando diretrizes para estágio curricular nos conselhos e conferências de saúde.

Autores

  • Bruna de Oliveira Sousa
  • Maria Raquel Gomes Maia Pires UFMG
  • Alexandre Alberto Freire Jorge

Palavras-chave:

Políticas de Saúde, Controle Social na Saúde, Formação Profissional

Resumo

Trata-se de estudo de natureza qualitativa que procurou identificar a compreensão que os formandos da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e Medicina da UnB têm sobre o Controle Social na Saúde. Adota-se a hipótese que a pouca compreensão dos formandos acerca do Controle Social na Saúde repercute no seu futuro exercício profissional. Trata-se de estudo de caso que foi aplicado no 1° semestre de 2004 com os cursos de enfermagem, odontologia, farmácia, nutrição e medicina onde foi identificada a compreensão desses egressos acerca do controle social na saúde e analisado a luz das diretrizes curriculares finalizando com uma proposta de subsidiar diretrizes de estágio curricular nos conselhos e conferências de saúde, com intuito de fortalecer o controle social na saúde. Este estudo apontou a importância de uma educação dialógica, com vistas à conscientização sobre o controle social na formação dos futuros profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna de Oliveira Sousa

Bacharel em Enfermagem pela Fenplac, Faculdade de Enfermagem do Planalto Central, Enfermeira do Programa Saúde da Família, Luziânia, Goiás.

Maria Raquel Gomes Maia Pires, UFMG

Doutora, Professora Adjunto, UFMG. Orientadora do trabalho de conclusão de curso de graduação.

Alexandre Alberto Freire Jorge

Mestre, Professor Coordenador do Curso de Enfermagem, Fenplac. Co-orientador do trabalho de conclusão de curso de graduação.

Downloads

Publicado

24-07-2017

Como Citar

1.
Sousa B de O, Pires MRGM, Jorge AAF. A compreensão dos formandos da área da saúde da UnB sobre o controle social em saúde:: buscando diretrizes para estágio curricular nos conselhos e conferências de saúde. Rev. G&S [Internet]. 24º de julho de 2017 [citado 26º de abril de 2024];1(1):11-2. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/9

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa